O Centro Cultural São Paulo recebe a “Mostra de Cinema Chinês de São Paulo” de 4 a 13 de outubro.  Comemorando a sua a 5ª edição, o evento faz uma homenagem as diretoras chinesas contemporâneas. Com a curadoria de Wang Yao, Pesquisador da Academia de Cinema de Pequim, a programação deste ano traz uma seleção de nove longas dirigidos por mulheres e inéditos no Brasil.  Os filmes estão divididos em dois ciclos: “A fina flor da 5ª Geração” e “Diretoras chinesas da nova geração”.

Abrindo a 5ª Mostra de Cinema Chinês, para convidados no dia 3 de outubro, “Lembre-se de mim, por favor”, da cineasta Peng Xiaolian, falecida recentemente. Vencedor do 13º Festival de Cinema Chinês de Paris, o longa conta a história de Cai Yun, atriz de ópera em uma pequena cidade que ao mudar para Xangai, descobre a antiga coleção de filmes de seu colega de quarto e fica fascinada pela trajetória da atriz Huang Zongying. Uma ode ao amor e à arte, por meio dos quais as personagens buscam dar sentido às suas vidas.

O ciclo “A fina flor da 5ª Geração” apresenta os 5 filmes mais recentes de premiadas cineastas, entre eles “Uma cidade chamada Macau”, de Li Shaohong; “Entrando na Cidade Proibida”, dirigido por Hu Mei e eleito o filme de Maior Destaque na Mídia no 21º Festival Internacional de Cinema de Xangai e “Diário de polícia/Viver e morrer em Ordos”, da cineasta Ning Ying

Foto: Cena do filme “Lembre-se de mim, por favor”.

Serviço

Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo.

Data: 3 a 13/10. Programação completa em www.institutoconfucio.unesp.br.

Ingressos: Grátis.

Compartilhe!