O Portal da Arte Brasileira

Cia. Sansacroma estreia “Vala: Corpos Negros e Sobrevidas”, no Sesc Belenzinho

0 27

A partir do dia 29 de janeiro, sábado, o Sesc Belenzinho recebe a Cia. Sansacroma com o espetáculo de dança “Vala: Corpos Negros e Sobrevidas”. Serão cinco apresentações em dois fins de semana: sexta e sábado, às 21h30 e domingo, às 18h30, até o dia 4 de fevereiro. A direção artística, coreográfica e concepção do espetáculo é de Gal Martins, ganhadora do 11º Prêmio Governo do Estado de São Paulo para Artes de 2020 na categoria Cultura Urbana.

“Vala: Corpos Negros” e sobrevidas denuncia o genocídio das pessoas pretas ao longo do tempo e explica por intermédio de suas coreografias como a estrutura social foi justificando e moldando novos valores, a urbanidade, a civilidade, a segurança pública e a política de morte. 

Gal Martins teve a ideia de produzir o espetáculo após uma visita ao Cemitério dos Pretos Novos, no Bairro da Gamboa, Rio de janeiro. No local, arqueólogos encontraram mais de 5.000 fragmentos de ossos e dentes de pessoas negras. É possível que possam estar enterrados na área até 20 mil corpos de africanos escravizados, que morreram durante a viagem marítima de três meses ao Brasil. O local foi transformado em um instituto que manteve três valas abertas, com ossadas e objetos de escravos expostos ao público. 

Post Patrocinado

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Desde 1⁰ de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Utilizar máscaras cobrindo adequadamente boca e nariz.

Foto: Lua Santana.  

Ficha Técnica

Direção Artística, Direção Coreográfica e Concepção: Gal Martins. Trilha Sonora: Dani Lova e Fefê Camilo. Figurinos e Adereços: Gil Oliveira. Projeto de Luz e Cenografia: Caio Marinho. Intérpretes Criadores: Aysha Nascimento, Cristiano Saraiva, Djalma Moura, Erico Santos, Marina Chagas, Regina Santos, Sabrina Dias, Victor Almeida e Tiago Silva. 

Serviço

Local: Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho – São Paulo.

Temporada: 29/1 a 6/2.Sexta e sábado, 21h30. Domingo, 18h30.  

Classificação: 12 anos.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).

Informações: (11) 2076-9700.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X