O Portal da Arte Brasileira

Cia. Sacana celebra a Semana da Dança com série de oficinas entre os dias 26 e 30 de abril

0 12

A Cia. Sacana, composta majoritariamente por jovens artistas pretas que desenvolvem projetos artísticos e socioculturais, celebra a Semana da Dança com uma série de oficinas programadas entre os dias 26 e 30 de abril. Completamente gratuita e online, com transmissões realizadas pelo Facebook dos Centros Culturais Grajaú, Santo Amaro, Vila Formosa e CRD – Centro de Referência da Dança, a agenda aposta em uma programação diversa que objetiva a expansão da consciência corporal e o entendimento de novas formas de dança. 

Abrindo a programação, Bruno Coelho traz – na segunda-feira, 26 – “Ara Amo – Molde de Corpo”. A atividade propõe investigações de movimentos ligados aos Itans (histórias dos orixás), seus elementos da natureza e as qualidades de movimento que cada um expressa em manifestações nos terreiros de Candomblé.

Na terça-feira, 27, “Desarranjo Corporal”, com Ricardo Januário, é uma aula pensada para investigar novos gestos, se apropriando do espreguiçar, acolher, contrair e aquecer. Essa é para todos que querem se colocar em fluxo, gerando autonomia e agilidade corporal a partir de suas próprias condições físicas e mentais.

Post Patrocinado

Já na quarta-feira, 28, Tatiane Martins conduz os trabalhos “Brincando de Dançar”. Direcionada para crianças, a oficina aborda procedimentos que estimulam o equilíbrio, a apropriação, percepção e exploração do esquema corporal por meio de atividades lúdicas e simbólicas, despertando o ritmo, a musicalidade, noções de tempo, espaço, planos e direções.

Quinta-feira, 29, é a vez de Tata Nzinga com “Corpo Transcendental”, uma oficina que oferece desafios propostos por novas formas de se movimentar, trazendo como base algumas das danças negras contemporâneas africanas e diáspora: kuduro, ragga, dança dos orixás, samba e o ijexá. 

Fechando a temporada, Lu Big Queen mostra “Descolonização de Corpas Pretas Y Gordas”. Guiada por jogos, sequências coreográficas e experimentações, dança e moda se conectam. 

O projeto é uma realização da 1ª Edição de Apoio à Cultura Negra do Município de São Paulo.  

Foto: Vanderlei Yui.

Serviço

26/4. Segunda, 20h. Oficina “Ara Amo – Molde de Corpo”. Com Bruno Coelho. Instagram: @ciasacana.

27/4. Terça, 20h. Oficina “Desrranjo Corpotal”. Com Ricardo Januário. Facebook: CC Grajaú.

28/4. Quarta, às 12h. Oficina “Brincando de Dançar”. Com Tatiane Martins. Facebook: CC Santo Amaro.

29/4. Quinta, às 17h. Oficina “Corpo Transcendental”. Com Tamires Souza. Facebook: CC Vila Formosa.

30/4. Sexta, 20h. Oficina “Descolonização de Corpas Pretas y Gordas”. Com Lu Big Queen. Facebook: CRD.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X