O Portal da Arte Brasileira

Cia. Elevador Panorâmico estreia “Mais e Menos Dias” em 25 de setembro

0 78


O espetáculo “Mais e menos dias” retrata a existência de dois indivíduos que por motivos de segurança sanitária, estão confinados a pelo menos dois anos em uma espécie de abrigo de grossas paredes e com uma pequena janela por onde entra a luz do dia e que lidam diariamente com a escassez de toda ordem: falta de comida, falta de água, falta de aquecimento, falta de interação social, falta de sensação de pertencimento… Indicado pela dramaturgia o grande senhor que rege a cena e os acontecimentos é o Tempo, implacável, que nunca cessa, tornando tudo mais complexo e angustiante. O espetáculo fica em cartaz gratuitamente, de 25 de setembro a 14 de novembro, e é primeira peça presencial da Cia. Elevador depois de 18 meses de teatros fechados.

Devido à intervenção do Tempo que se manifesta de maneira antinatural na cena – elemento fundamental da encenação – as personagens aos poucos começam a perder também a dimensão da memória. Os fatos passados, as lembranças, as imagens de tempos idos passam a não se completarem em suas mentes e o que sobra contraditoriamente no espaço, é uma grande suspensão temporal desprovida de acontecimentos. Além de tudo, o passado falta. E sem passado, como se entenderão no presente para construir um futuro?

A encenação procura enfatizar esses aspectos: por um lado a concepção do texto nasceu do estímulo gerado pela condição imposta pela pandemia e que de certo modo procurou traduzir aflições e mecanismos de sobrevivência nessas condições; por outro lado, o modo como o texto é estruturado age também metaforicamente dando-nos a impressão de que essa é a verdadeira condição humana, seja em que tempo for e em qualquer circunstância. Um tom beckettiano invade desse modo a cena dando a ela uma atmosfera de jocosa tragicidade. 

Post Patrocinado

Foto: João Caldas.

Ficha Técnica

Texto, direção geral e iluminação: Marcelo Lazzaratto. Elenco: Pedro Haddad  e Rodrigo Spina. Cenografia: Júlio Dojscar. Figurino: Tathiana Botth. Música original: Dan Maia.

Serviço

Local: Cia. Elevador – Rua Treze de maio, 222 – Bixiga – São Paulo.

Temporada: 25/9 a 14/11. Sábados e domingos, 19h.

Ingressos: Grátis.

Link para retirada: www.sympla.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X