O Portal da Arte Brasileira

Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros apresenta mostra de videodança

0 31

Pessoas de 4 a 80 anos dançando por suas casas integram o elenco da mostra de videodança “Tempo Submerso: Entre Cômodos e Incômodos”, que a Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros concebeu e apresenta gratuitamente, entre 30 de abril e 23 de maio. 

A transmissão será pelo canal do YouTube do CRD – Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo. As sessões, que duram cerca de 40 minutos, vão de sexta a domingo, 19h. Em seguida, rola um bate-papo de meia hora, pelo Zoom, com os integrantes da companhia (o link será compartilhado pelo Youtube após as exibições.) 

Os nove vídeos da programação mostram a Cia. mais o elenco com 69 pessoas selecionadas em investigações entre seus corpos e as suas casas, dentro do contexto do isolamento social, inserindo reflexões e reverberações dos encontros entre gerações. 

Post Patrocinado

A trilha sonora original instrumental é do compositor e instrumentista Ramiro Murillo. Com violão, viola caipira, rabeca, guitarra, baixo elétrico, programação eletrônica, teclado, sons ambientes e do corpo, visita diferentes estilos musicais, como valsa, pop e música regional.

As videodanças são resultado de cinco residências artísticas virtuais feitas sob o olhar da companhia. Quatro delas foram divididas por faixas etárias: idosos e adultos (as duas com coordenação de Laila Padovan); adolescentes (supervisão do bailarino Ciro Godoy); e crianças (sob os cuidados da criadora-intérprete Clara Gouvêa). Com supervisão do bailarino Alex Ratton, a residência artística intergeracional originou o videodança “Tempo Submerso”, que empresta título ao evento.

A captação das imagens rolou ao longo de 2020. A cineasta e bailarina Mariana Sucupira assina a cocriação e a edição dos vídeos. A concepção e a dramaturgia foram feitas coletivamente pela Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. A partir das propostas de criação em perspectivas diversas de corpo, dança, casa, cidade, quarentena e temporalidade, nasceram criações em dança individuais e coletivas. 

Confira a programação

Videodanças “Poéticas da Casa”. Datas: 30/4 a 2/5. Sexta a domingo, 19h.

Videodanças “Mirabolantes, Já!” e “Inventam Caminhos”. Datas: 7 a 9/5. Sexta a domingo, 19h.

Videodança Tempo Submerso. Datas: 14 a 23/5. Sexta a domingo, 19h. 

Foto: Leonardo Crochik.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 30/4 a 23/5. Sextas a domingos, 19h.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Canal CRDança SP.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X