O Portal da Arte Brasileira

[ADIADA] Cia. Colateral estreia on-line texto de Plínio Marcos “Quando as máquinas param”

0 51

TEMPORADA ADIADA AINDA SEM NOVA PREVISÃO.

Escrito em 1967 por Plínio Marcos, o texto do espetáculo “Quando as máquinas param”, que fica em cartaz on-line de 15 de março a 6 de abril,mostra uma realidade completamente atual: a dissolução de uma família por conta do desemprego em massa. Montagem dirigida por Kiko Rieser é a nova produção da Cia. Colateral e acontece toda em preto e branco. Com os atores André Kirmayr e Larissa Ferrara no elenco, a estreia acontece pelo YouTube do Centro Cultural São Paulo.

O espetáculo transmitido ao vivo é encenado em uma residência que poderia perfeitamente ser a casa dos personagens Nina e Zé, adaptada pela direção de arte de Kleber Montanheiro, filmado com planos e movimentos cuidadosamente ensaiados para flagrar de perto a realidade daquele casal com dinâmica imagética.

Post Patrocinado

A residência que serve de locação para a peça é adereçada de forma realista, com riqueza de detalhes, buscando retratar a década de 60 e a condição social de Nina e Zé, de uma simplicidade cuidadosa. Assim também é o figurino, com recorte temporal e tratamento de envelhecimento que deixam claro que não são roupas novas, mas ainda demonstram a dignidade de duas pessoas que vêm até então conseguindo se manter de cabeça erguida. Detalhes da indumentária também dão a ver o capricho de Nina, em que pese o fato de ela ser costureira. 

O foco da montagem, no entanto, é o trabalho dos atores, investindo nas profundas contradições desses dois personagens. A câmera é um terceiro personagem, agindo e se movendo junto com os atores, buscando uma dinâmica próxima ao cinema, sem, no entanto, perder a teatralidade intrínseca do texto e da potência dos atores. 

Ficha Técnica

Texto: Plínio Marcos. Direção: Kiko Rieser. Elenco: André Kirmayr e Larissa Ferrara.

Serviço

Datas: 15/3 a 6/4/21. Segundas e terças, 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 14 anos.

Link de transmissão: http://youtube.com/CentroCulturalSaoPauloCCSP

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X