O Portal da Arte Brasileira

Centro Cultural São Paulo apresenta “O Arquiteto e o Imperador da Assíria” a partir de 24 de setembro

0 10

Escrita em 1967 pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, “O Arquiteto e o Imperador da Assíria” é uma das peças fundamentais da reflexão sobre o pós-guerra e o totalitarismo que culminou no confronto. Uma montagem inédita do espetáculo, criada pelo grupo Garagem 21, estreia no Centro Cultural São Paulo, no dia 24 de setembro de 2021, sexta-feira, às 20h.

Situada em uma ilha deserta, a peça se inicia com um desastre aéreo que leva seu único sobrevivente a entrar em contato com um nativo que jamais teve contato com outro ser humano. A partir dessa interação, o sobrevivente busca impor ao outro suas ideias de cultura e civilização.

A escolha de montar “O Arquiteto e o Imperador da Assíria” representa uma continuidade da proposta de Cesar Ribeiro em dirigir peças que abordem sistemas diversos de violência.

Post Patrocinado

O texto original de Arrabal foi preservado na adaptação, mas o grupo inseriu trechos de obras de outros autores, como do dramaturgo irlandês Samuel Beckett e do carioca Nelson Rodrigues. Segundo o diretor, trata-se de inserções pontuais que complementam frases de Arrabal e reforçam as semelhanças que regimes totalitários têm entre si.

O diretor reforça que o ponto central da encenação é abordar como determinados modos da narrativa, que representam uma visão da realidade, servem a um projeto totalitário de poder que se pretende salvador, mas que, para exercer essa ideia de salvação, constrói a destruição do outro, do divergente, seja por meio de crimes diretamente executados por agentes do Estado ou por diversos mecanismos de coerção e perseguição.

Foto: Bob Sousa.

Ficha Técnica

Texto: Fernando Arrabal. Direção, Tradução e Adaptação: Cesar Ribeiro. Elenco: Eric Lenate e Helio Cicero.

Serviço

Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo.

Datas: 24/9 a 24/10. Sextas e sábados, 20h. Domingos, 19h. Sessão extra em 21/10. Quinta, 20h30.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia-entrada) e entrada gratuita para estudantes e professores da rede pública de ensino.

Classificação: 16 anos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X