O Portal da Arte Brasileira

Centro Cultural Correios recebe Ocupação Itália a partir de 10 de setembro, no Rio

0 17

“Ocupação Itália”, iniciativa do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro leva três exposições simultâneas ao Centro Cultural Correios. As mostras (duas de fotografia e uma de arte) podem ser visitadas no Centro Cultural Correios a partir de 10 de setembro com entrada gratuita.

Três grandes exposições vão acontecer simultaneamente no Centro da cidade. A iniciativa partiu do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC-RJ) e ganhou o nome de Ocupação Itália.

O evento é composto por duas mostras fotográficas e uma de arte. São elas: “Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca”, com fotos de Aristides Corrêa Dutra e curadoria do próprio artista em parceria com a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Lívia Raponi; “Praças [In]visíveis”, coletiva de 21 fotógrafos italianos com curadoria de Marco Delogu, e “Poéticas dos espaços”, primeira grande mostra na cidade do italiano Umberto Nigi.

Post Patrocinado

Existe muito da Itália no Rio e isso será revelado na mostra “Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca”, do fotógrafo, professor e artista visual Aristides Corrêa Dutra. A exposição traz 37 painéis fotográficos em preto e branco de prédios projetados e\ou executados por 16 arquitetos.

Outras tantas praças italianas ficaram esvaziadas durante a pandemia – o que possibilitou a percepção de características ocultas pelo constante ir e vir do público. Tais detalhes são a tônica de “Praças [In]visíveis”, com imagens de 21 logradouros públicos fotografados por diferentes autores e comentados, respectivamente, por escritores e poetas italianos da atualidade.

O artista visual Umberto Nigi nasceu na Ilha de Gorgona, Itália, mas o trabalho como engenheiro levou-o a morar de forma temporária em países como Egito, Inglaterra, África do Sul, Croácia e o Brasil, onde fixa residência em fins dos anos 1990. Ao longo de quase 60 anos de carreira, sua produção artística divide-se entre a fase figurativa e abstrata. Parte significativa dessa produção será vista em “Poética dos espaços”, primeira grande mostra do artista, de 76 anos, no Rio de Janeiro. A mostra tem curadoria de Edson Cardoso e reúne um total de 52 obras, sendo 42 telas de grandes proporções e dez esculturas.

Foto: Raffaele Rececchi.

Serviço

Local: Centro Cultural Correios – R. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.

Visitação: 10/9 a 10/10. Terça a sábado, 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X