Centro Cultural Correios recebe Ocupação Itália a partir de 10 de setembro, no Rio
“Ocupação Itália”, iniciativa do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro leva três exposições simultâneas ao Centro Cultural Correios. As mostras (duas de fotografia e uma de arte) podem ser visitadas no Centro Cultural Correios a partir de 10 de setembro com entrada gratuita.
Três grandes exposições vão acontecer simultaneamente no Centro da cidade. A iniciativa partiu do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC-RJ) e ganhou o nome de Ocupação Itália.
O evento é composto por duas mostras fotográficas e uma de arte. São elas: “Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca”, com fotos de Aristides Corrêa Dutra e curadoria do próprio artista em parceria com a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Lívia Raponi; “Praças [In]visíveis”, coletiva de 21 fotógrafos italianos com curadoria de Marco Delogu, e “Poéticas dos espaços”, primeira grande mostra na cidade do italiano Umberto Nigi.
Post Patrocinado
Existe muito da Itália no Rio e isso será revelado na mostra “Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca”, do fotógrafo, professor e artista visual Aristides Corrêa Dutra. A exposição traz 37 painéis fotográficos em preto e branco de prédios projetados e\ou executados por 16 arquitetos.
Outras tantas praças italianas ficaram esvaziadas durante a pandemia – o que possibilitou a percepção de características ocultas pelo constante ir e vir do público. Tais detalhes são a tônica de “Praças [In]visíveis”, com imagens de 21 logradouros públicos fotografados por diferentes autores e comentados, respectivamente, por escritores e poetas italianos da atualidade.
O artista visual Umberto Nigi nasceu na Ilha de Gorgona, Itália, mas o trabalho como engenheiro levou-o a morar de forma temporária em países como Egito, Inglaterra, África do Sul, Croácia e o Brasil, onde fixa residência em fins dos anos 1990. Ao longo de quase 60 anos de carreira, sua produção artística divide-se entre a fase figurativa e abstrata. Parte significativa dessa produção será vista em “Poética dos espaços”, primeira grande mostra do artista, de 76 anos, no Rio de Janeiro. A mostra tem curadoria de Edson Cardoso e reúne um total de 52 obras, sendo 42 telas de grandes proporções e dez esculturas.
Foto: Raffaele Rececchi.
Serviço
Local: Centro Cultural Correios – R. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.
Visitação: 10/9 a 10/10. Terça a sábado, 12h às 19h.
Ingressos: Grátis.