Central Galeria traz exposição dedicada a artistas populares brasileiras

A Central Galeria tem o prazer de apresentar uma exposição dedicada às artistas populares brasileiras, a partir de 5 de dezembro. Intitulada “Tudo o que você me der é seu – prosas de mulheres na arte popular”, a mostra é realizada em parceria com o projeto “Novos Para Nós”, do pesquisador Renan Quevedo, e reúne obras de quatro brasileiras de diferentes origens, gerações e repertórios: Efigênia Rolim, Lira Marques, Nilda Neves e Rosana Pereira.

Nilda e Lira se voltam para o meio de criação rural como base para a formação de seu discursos, enquanto Rosana e Efigênia projetam narrativas com preocupações a princípio urbanas, embora certamente de interesses universais. O equilíbrio também ocorre por meio das intersecções, similaridades e dissonâncias de suas falas: feminino, cotidiano, deslocamento, força, tempo, igualdade, resiliência, ancestralidade e consciência ambiental, entre tantos outros temas. A distância acadêmica revela uma crescente pesquisa de matérias e experimentações técnicas em busca de um apuro narrativo e estético.

As histórias contadas através dos trabalhos presentes na mostra foram construídas com base na observação do cotidiano vivido ou percebido, dos costumes e da sensibilidade. São narrativas que moram nas quatro artistas e as mantêm vivas. Já os objetos perdem o valor contemplativo e podem assumir caráter de devoção, evocando suas crenças, sonhos, pensamentos e questionamentos. Recusando serem caladas, as ideias que propagam se baseiam na perpetuação, preservação e libertação de suas raízes, do cotidiano e do futuro que agoniza e sufoca.

Foto: Daniela Ometto.

Serviço

Local: Central Galeria – Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – São Paulo.

Data: Até 30/1/21. Segunda a sexta, 11h às 19h. Sábado, 11h às 17h.

Agendamento para visitas:https://calendly.com/centralgaleria/tudo-o-que-voce-me-der-e-seu?month=2020-12

Compartilhe!