O Portal da Arte Brasileira

CCBB São Paulo apresenta mostra de Kilian Glasner a partir de 16 de outubro

0 24

Em cartaz no CCBB de São Paulo a partir do dia 16 de outubro, a exposição de Kilian Glasner “Macrocosmos, Microcosmos ou, a Cosmogonia dos Incêndios” transforma o espaço expositivo do local em um ambiente que catalisa a produção do artista em meio a mudanças involuntárias de sua obra nos últimos meses.

A brasa e o carvão, antes potência transformadora e instrumento, falam agora do curso da vida e tornam-se, a partir das suas contradições, um dos princípios da explicação universal. Esta sua nova exposição marca também uma nova fase na carreira artística de Kilian que adotou de vez os grandes formatos de exibição com obras dispostas no subsolo do CCBB em um ambiente escuro e imersivo iluminados através de projetores de luz. 

Em “Macrocosmos, Microcosmos ou, a Cosmogonia dos Incêndios”, o artista pernambucano mostra o resultado de um estudo imagético sobre a potência criadora e subversiva do fogo. A partir de uma trágica vivência com um incêndio em seu atêlie, o artista relaciona as obras, móveis e objetos transformados em carvão, com grande parte de suas séries anteriores e com a própria característica cíclica do cosmos.  

Post Patrocinado

A inspiração de “Macrocosmos, Microcosmos…” veio do interesse do artista por astronomia desde criança quando passou a acumular quando jovem fotografias dos corpos celestes usando longas exposições. Não satisfeito com as fotografias das constelações, Kilian foi além e começou a representar as imagens dos céus estrelados através do desenho e pintura. 

Durante sua pesquisa para realizar as composições, Glasner encontrou resultados pictóricos que abrangem características essenciais da arte abstrata e da arte hiperrealista. Essa dualidade é apresentada ao expectador de forma direta e objetiva. As obras podem ser vistas como uma estampa abstrata composta por infinitos micropontos flutuando sobre um fundo preto e também podem ser contempladas como um perfeito céu estrelado visto de lugares isolados do nosso planeta. O desdobramento do trabalho tem impacto visual e nos convida para uma jornada entre o mundo microcósmico e o mundo macrocósmico filtrado pelos sentimentos do artista. 

Serviço

Local: CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP – São Paulo.

Visitação: 16/10 a 22/11. Todos os dias, 9h às 18h, exceto às terças.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Link para ingressos: www.bb.com.br/cultura.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X