O Portal da Arte Brasileira

CCBB RJ apresenta exposição de Chiharu Shiota virtualmente

0 17

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro – CCBB RJ – apresenta até 19 de abril, em seu site, um tour virtual em 360º da mostra “Linhas da Vida”, da artista japonesa Chiharu Shiota. A visita online permite que o visitante tenha acesso a detalhes de todos os ambientes das galerias do CCBB e das obras, e ainda reúne textos, legendas e obras comentadas com audiodescrição em português e inglês.

O público poderá navegar como se estivesse passeando presencialmente pelo espaço e até ver, por exemplo, a instalação “Além da Memória” (2019-2021), obra inspirada na diversidade do povo brasileiro, tanto do térreo quanto do segundo andar. O CCBB exibe, ainda, uma palestra com a curadora da mostra, Tereza de Arruda, em seu canal do YouTube.  

A transitoriedade dos ciclos da vida, a memória e a própria experiência pessoal inspiram a obra da artista proveniente do Japão Chiharu Shiota. Conhecida principalmente por seus trabalhos site specific em grande escala, frequentemente compostos por emaranhados de linhas, Shiota é autora de uma obra multidisciplinar, fazendo uso de suportes diversos: são instalações, performances, fotografias e pinturas.

Post Patrocinado

Nascida em Osaka e radicada há 23 anos em Berlim, Shiota iniciou sua carreira artística em 1994, tomando a pintura como principal suporte. Todavia, logo descobriu que o espaço bidimensional era limitado para seu processo criativo e expandiu para as outras linguagens. “Linhas da Vida” reúne cerca de 70 obras que datam desde o início de sua produção artística aos dias atuais.

Foto: Augusto Costa.

Serviço

Exposição virtual.

Data: Até 19/4/21.

Site: bb.com.br/cultura.

YouTube: Canal Banco do Brasil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X