O Portal da Arte Brasileira

CCBB Brasília apresenta mostra presencial “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade” até o fim de outubro

0 14

A exposição “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade” encerra temporada no CCBB Brasília no fim deste mês. Mas, a versão digital da mostra permanecerá disponível on-line com uma novidade: recursos de acessibilidade. Ao navegar pelo tour, o visitante acessa a interpretação em Libras (língua de sinais), audiodescrição, além de textos de parede narrados e legendas das imagens.

O objetivo é ampliar o acesso à mostra que tem encantado o público com peças vindas diretamente do Museo Egizio de Turim, na Itália, o segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo. A exposição reúne 140 artigos, entre esculturas, pinturas, amuletos, objetos litúrgicos e uma múmia humana da 25ª dinastia. O tour virtual já teve mais de 500 mil acessos, entre abril de 2020 e setembro de 2021.

A versão digital da exposição exibe gravações feitas na passagem da mostra pelo CCBB Rio de Janeiro, em 2020. Ao percorrer os ambientes, o visitante pode ouvir o curador, Pieter Tjabbes, narrando curiosidades sobre as peças e o modo de vida no Egito Antigo.

Post Patrocinado

Dividido em três seções – Vida cotidiana, Religião e Costumes Funerários – o tour virtual começa exibindo a maquete da pirâmide de Gizé e a estátua de Ramsés II, que surpreendem pelo tamanho e riqueza de detalhes.

Na primeira seção ainda é possível conferir imagens de sítios arqueológicos, tumbas e objetos importantes que transportam o público para o modo de vida de uma civilização intimamente ligada à figura do Sol, Deus Rá representado em pinturas, escritos, adereços e objetos.

A seção religião mostra a relação dos egípcios com o sagrado. Politeístas, essa civilização acreditava na consagração de objetos (culto votivo) e divindades que assumiam a forma animal. A deusa Sekhmet, por exemplo, tem corpo de mulher e a cabeça de um leão.

A seção voltada aos costumes funerários retrata os ritos e a vida pós-morte. Traz dados sobre o sofisticado processo de mumificação, que consistia na retirada dos órgãos internos, depois tratados e guardados em vasos canópicos. Neste ambiente é possível acessar imagens de sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul – Brasília.

Visitação: Terças a domingos, 9h15 às 19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Link para ingressos: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/egito-antigo-do-cotidiano-a-eternidade/.

Tour virtual: www.bb.com.br/cultura.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X