O Portal da Arte Brasileira

Casa Museu Ema Klabin recebe abertura do 12º Kleztival – Festival Internacional de Música Judaica em 16 de outubro

0 10

Na abertura do 12º Kleztival, realizado pelo Instituto da Música Judaica Brasil (IMJ), a Casa Museu Ema Klabin apresenta o documentário “Quando o tango encontra o Klezmer – A vida e a obra de Ernesto e Rosa Hönigsberg” e promove conversa com seus produtores após a transmissão. O 12º Kleztival acontece de 16 a 24 de outubro. A programação completa pode ser conferida no site do IMJ Brasil.

O documentário trata da vida e da obra do casal Ernesto e Rosa Hönigsberg, que migraram para a América Latina fugidos da perseguição nazista e da Segunda Guerra Mundial. O evento gratuito acontece no dia 16 de outubro, a partir das 16h30, e será transmitido pelo Canal do YouTube do Kleztival, com link disponível no site da Casa Museu Ema Klabin. O fio condutor de “Quando o tango encontra o Klezmer – A vida e a obra de Ernesto e Rosa Hönigsberg” são as memórias reunidas por Rosa: fotografias, cartas, diários, documentos e nove impressionantes composições de Ernesto – entre tangos e klezmers (músicas judaicas do Leste Europeu).

Para a conversa sobre o documentário, estarão presentes o diretor Bruno Szlak, o diretor musical Alex Parke, o pesquisador e editor Ernesto Hönigsberg Neto e a produtora executiva Nicole Borger, que também dirige o Instituto da Música Judaica-Brasil, o Kleztival e o Bubbe Awards, maior premiação mundial de música judaica.

Post Patrocinado

Ernesto Hönigsberg nasceu em 1908 em uma família de músicos tradicionais de uma pequena aldeia judaica na Romênia. Com o deslocamento da família para Bucareste, entrou em contato com a música cosmopolita, e logo se tornou líder de uma das mais importantes orquestras de tango do país, compondo melodias e acompanhando os cantores do gênero. 

Refugiado na União Soviética sobreviveu em trens tocando para soldados soviéticos, onde conheceu a esposa, Rosa Porozowska, uma professora de Esperanto e cantora polonesa. A guerra destruiu suas cidades, famílias e comunidades. Com tantas perdas, emigraram para a América Latina, onde a Orquestra Hönigsberg se recompôs, agora com um repertório voltado às festas e celebrações comunitárias judaicas.

Serviço

Transmissão On-line.

Data: 16/10. Sábado, 16h30.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Casa Museu Ema Klabin.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X