O Portal da Arte Brasileira

Casa Guilherme de Almeida oferece cursos on-line sobre cinema, teatro e literatura

0 13

A Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme deAlmeida, integrantes da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, estão com inscrições abertas para os cursos de férias pelos respectivos sites das instituições. Os encontros ocorrem em plataformas digitais e são gratuitos.

Na Casa Guilherme deAlmeida o público encontra cursos voltados ao cinema e teatro. O curso “Diretores de Vanguarda do Cinema” tem como coordenador o Franthiesco Ballerini, jornalista, mestre e doutor em Comunicação Social, autor dos livros o Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e História do cinema mundial (2019). Dividido em dois módulos, o curso analisa trabalhos de grandes diretores, de diferentes culturas e épocas, a fim de facilitar a compreensão e apreciação do fazer cinema, como arte e como comercial. As aulas são disponibilizadas pela plataforma Zoom.

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, das 19h às 21h, o módulo I traz a “Linguagem Clássica”: Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock; “Ásia Autoral”: Akira Kurosawa e Wong Kar Wai; “Rússia formalista”: Sergei Eisenstein e Andrei Tarkoviski; e “Comédia Sofisticada”: Woody Allen e Irmãos Coen. O módulo II está marcado no período de 26, 27 e 28 de janeiro e 1º de fevereiro, das 19h às 21h, com as aulas “Cinema Brasileiro”: Glauber Rocha e Walter Salles; “França intimista”: Jean-Luc Godard e Claire Denis; “Itália subversiva”: Pier Paolo Pasolini e Ettore Scola; “Países Nórdicos”: Ingmar Bergman e Lars Von Trier.

Post Patrocinado

O curso “A história do teatro negro brasileiro: memória e ativismo”está programado para fevereiro, nos dias 2, 4, 9 e 11, das 19h às 21h, também pelo Zoom.  Sidney Santiago Kuanza está à frente das aulas sobre as trajetórias de protagonistas do teatro negro no país, com leituras de dramaturgias, pesquisa fotográfica, relatos históricos, depoimentos e trechos de material audiovisual.

A Casa Guilherme de Almeida ainda traz atividades online do Núcleo de Ação Educativa do museu-casa literário. Não há necessidade de inscrição prévia para a programação descrita a seguir.

A série “Mulheres do acervo” conta com dois encontros às 16h30. No dia 15 de janeiro, no YouTube e página de Facebook, Ana Lídia Teberga mostra obras de Noemia Mourão, desenhista e cenógrafa. Em 22 de janeiro, no Instagram é a vez da educadora Maryangela Barbieri apresentar os trabalhos chamados “objetos esdrúxulos”, os quais não são encontrados com facilidade em nosso cotidiano e que compõem o acervo da casa-museu. Esses objetos apontam para diversas mudanças, tanto dos modos de morar, quanto de costumes e práticas sociais ao longo das últimas décadas que acentuam a curiosidade dos visitantes.

Simone Homem de Mello será entrevistada no dia 29 de janeiro, às 16h30, pelo Núcleo de Ação Educativa a respeito do Centro de Estudos de Tradução Literária que ela coordena há 10 anos na Casa, um espaço dedicado ao desenvolvimento de cursos e oficinas para profissionais e demais interessados em traduções de obras da literatura, e que valoriza o relevante papel de tradutor de Guilherme de Almeida.

Foto: André Hoff.

Serviço

“Diretores de Vanguarda do Cinema” 

Módulo I.

Data: 18 a 21/1/21, das 19h às 21h.

Inscrições: https://bit.ly/2KT35DI

Módulo II.

Data: 26/1 a 1/2/21, das 19h às 21h.

Inscrições: https://bit.ly/3hHxRv2

“A história do teatro negro brasileiro: memória e ativismo”

Data: 2, 4, 9 e 11/2/21, das 19h às 21h.

Inscrições: https://bit.ly/3rPKg4N

“Mulheres do acervo”

Ana Lídia Teberga

Data: 15/1/21. Sexta, 16h30.

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCpkUtBXN2B-A4Oxjc7imltQ

Maryangela Barbieri

Data: 22/1/21. Sexta, 16h30.

Instagram: @guilhermedealmeida

Entrevista com Simone Homem de Mello

Data: 29/1/21. Sexta, 16h30.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X