O Portal da Arte Brasileira

Carcará Photo Art apresenta Mario Baptista na ArtSampa 2022

0 14

A imersão plena na captura de imagens de 2020 em São Paulo, com a mostra “Cidade Errante”. Fruto de seu olhar sensível e apurado diante da paisagem urbana e humana da metrópole, a exposição reuniu 17 imagens selecionadas sob a curadoria do jornalista, fotógrafo e crítico Eder Chiodetto.

Cabe à “cidade física” compartilhar seus espaços reais e concretos com uma urbe impalpável, plena de sentidos plurais e mergulhada em outras vivências temporais, fenômeno a que se pode chamar de “urbanismo sem cidade”. Os imaginários não são apenas representações em abstrato e de natureza mental, antes “encarnam” ou se “incorporam” em objetos, nos cidadãos que encontramos à luz pública e dos quais podemos deduzir sentimentos sociais como o medo, o amor, a ilusão ou a raiva. Tais sentimentos são arquiváveis como escritos, imagens, sons, produções de arte ou textos de qualquer outra matéria da qual o imaginário impõe seu valor dominante.

Armando Silva aprofunda que o objeto urbano não tem, portanto, somente sua função de utilidade, mas que recebe uma valoração imaginária que o dota de outra substância representacional. Um imaginário que se constrói desde as percepções coletivas, das subjetividades sociais, dos “fantasmas”, de negações e abandonos, das recordações, dos saberes e modos de ser urbanos.

Post Patrocinado

A Carcará Photo Art assume o compromisso de estimular, promover e valorizar a arte fotográfica nas suas múltiplas tecnologias e suportes. Seu objetivo é ampliar o número de pessoas, profissionais ou amadores, empenhadas em transformar o ato de fotografar num momento de criação estética, de modo que o resultado seja uma ação consciente do sujeito que fotografa e proporcione um tempo de contemplação de uma obra de arte para o espectador. Ela trabalha com Modernistas como José Oiticica Filho; Vanguardistas como Hélio Oiticica e Contemporâneos como Luiz Garrido, Milton Montenegro e Jurandy Valença entre outros. Apresentamos a Cosmococa 2 de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida com curadores renomados o que tem atraído a atenção da mídia especializada de colecionadores de todo o mundo. A direção é de Carlo Cirenza com Lala Guimarães, Teresa Schiff e Luiza Schiff.

Serviço

Local: Oca Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana – São Paulo.

Exibição: 16 a 20/3.

Site: https://artsampa.com.br e https://www.carcaraphotoart.com

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X