O Portal da Arte Brasileira

Canoa Cia. de Dança faz sessões de “Noturna/ Suíte Satie” no Teatro Angel Vianna

0 22

A Canoa Cia. de Dança apresenta os trabalhos “Noturna” e “Suíte Satie”, de 8 a 10 de abril, no Teatro Angel Vianna, às 19h.

“Noturna” foi criada a partir da música da banda sergipana Taco de Golfe – mistura de math rock e jazz. A obra explora a atmosfera da noite na cidade e traz para o palco seres notívagos que vivem a geometria da cidade em plena liberdade do tempo improdutivo, explorando a noite também como um estado de corpo. A cidade é pensada como ritmo e intensidade das trajetórias simultâneas dos corpos, sendo esse o principal mote da composição coreográfica, muito inspirada pelos desenhos da artista Emma McNally.

Já “Suíte Satie” começou a ser criada em fins de 2020. Coreografada a partir da atmosfera evocada pelas músicas de Erik Satie e das pinturas de Edward Hopper, trata de corpos em introspecção, silêncio e pausa: estados inscritos nos corpos isolados em tempos delirantes de pandemia.

Post Patrocinado

A Canoa Companhia de Dança foi criada em 2018, por Vitor Cunha, e desde 2019 integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. É uma companhia independente que trabalha como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea, através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e do processo de criação coreográfica. “Caravana”, trabalho de estréia, esteve em temporada no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (2018). A segunda versão (estendida e com novo elenco) esteve em temporada no Teatro Angel Vianna, Centro Coreográfico (2020). A companhia foi premiada no Festival MoviRio (2019), com “Caravana”, e contemplada com o Prêmio Ondas da Cultura (2021) da FUNARJ, com os trabalhos “Suíte Satie” e “Beradeiro”. Em 2021, foi uma das companhias convidadas para a Mostra N.O.C – Novos Olhares Coreográficos, realizada no Teatro João Caetano. Atualmente, a companhia é composta por 15 artistas, entre eles bailarinos de distintas origens e formações, além de colaboradores das áreas de produção, design, cenografia, urbanismo, fotografia, iluminação e audiovisual – compondo um coletivo multidisciplinar.

Foto: Giullia Marques.

Ficha Técnica

Coreografia e direção geral: Vitor Cunha. Assistentes: Laura Silveira e Thales Ferreira. Cenário e Figurino: Vitor Cunha. Iluminação: Vitor Cunha e Wesley Torquato. Elenco: Laura Silveira, Maria Izabel Medaglia, Natália Freire, Ruan Lima, Thales Ferreira, Thayssa Souza, Vitor Cunha e Wesley Torquato.

Serviço

Local: Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Av. José Higino, 115 – Tijuca – Rio de Janeiro.

Datas: 8 a 10/4. Sexta a domingo, 19h.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

Link para compra: https://www.sympla.com.br/evento/noturna-e-suite-satie-canoa-cia-de-danca/1523645

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X