O Portal da Arte Brasileira

Canal Curta! estreia a série “Caixas Mágicas” sobre dramaturgia nacional

0 15

Alguns dos maiores dramaturgos do Brasil têm a vida e a obra analisadas pela série “Caixas Mágicas”, dividida em cinco episódios, com estreia exclusiva no canal Curta!. Nomes como Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho e Hilda Hilst têm a trajetória revisitada, em uma tentativa de estabelecer diálogos entre teatro, cinema e TV, conciliando as linguagens de cada meio.

Apropriando-se de tecnologias utilizadas nas artes, a série apresenta como cenário uma espécie de “caixa mágica”, um espaço em que convergem esses três tipos de representação cênica. Dentro da “caixa”, são exibidos trechos de filmes, imagens históricas e efeitos visuais e sonoros diversos. Em paralelo, as análises são enriquecidas com performances e depoimentos de artistas que, de alguma forma, se relacionam com cada dramaturgo.

O primeiro episódio, “Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e ‘O Rei da Vela” retoma o vigor do multifacetado Oswald de Andrade, através de sua obra teatral mais famosa: “O Rei da Vela”, um marco do teatro brasileiro. Encenada pela primeira vez em 1968, a peça foi um grande sucesso encenado pelo Teatro Oficina, companhia teatral de Zé Celso Martinez Corrêa — que colabora com a série, dando seu depoimento sobre o contexto da época e a potência da obra de Oswald. “Caixas Mágicas” é uma produção da Pacto Filmes dirigida por Rodrigo Campos e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

Post Patrocinado

Confira o teaser

Serviço

Canal Curta!

Data: 1/9. Terça, 22h.

Classificação: 12 anos. 

Horários alternativos: 2/9. Quarta, 2h e 16h. 3/9. Quinta, 10h. 5/9. Sábado, 18h. 6/9. Domingo, 9h.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X