Campanha #AulaEmCasa fala dos vitrais da Casa Mayer no Theatro Municipal RJ

Na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, 14h, a Campanha #AulaEmCasa apresenta a pesquisadora do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Carla Hermann e o restaurador de vitrais, Walter Uptmoor para uma conversa no Instagram com o tema “Os vitrais da Casa Mayer no Theatro Municipal: temática, arte e tradição”. Os convidados abordam a história da Casa Mayer, como é feita a produção tradicional de vitrais, a conservação, a restauração, a reconstrução de vitrais, a coleção dos vitrais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, as relações artísticas, os movimentos, autores e iconografias.

Carla Hermann é historiadora da arte e geógrafa, e atua no patrimônio cultural do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade da Prefeitura do Rio de Janeiro (IRPH) desde o início de 2019. Doutora em Artes (UERJ, 2016), atuou como professora contratada na mesma instituição, É autora do livro A Materialidade e o Adverso nos Bólides de Hélio Oiticica (2017, Editora Metanoia) e diversos capítulos e artigos nas áreas de arte moderna e contemporânea. 

Walter Uptmoor estudou história da arte, história bávara e comunicação na Universidade Ludwig Maximilians em Munique entre 1976 e 1980. Entre 1980-1982, aprendizagem como artista de vitrais, formatura oficial como artista de vitrais. Desde 1982 empregado na Casa Mayer, Mayer’sche Hofkunstanstalt GmbH (Mayer de Munique) e em 1985 formação como chefe de oficina. Na Casa Mayer é responsável como colaborador de artistas, chefe de oficina de vitrais, gerente de produção e especialista em restauração de vitrais. Diretor membro do Centro Latino-Americano de Vitrais (CLAV), Valparaiso, Chile. Participou de vários cursos de restauração e documentação na oficina de restauração da Catedral de Colônia e do Instituto Fraunhofer de Würzburg.

Foto: Marcelo Quadros.

Serviço

Data: 14/12. Segunda, 14h.

Instagram: @theatromunicipalrj

Compartilhe!