O Portal da Arte Brasileira

Camerata Beethoviana faz concerto em 15 de março na Sala Cecília Meireles, no Rio

0 15

No próximo dia 15/3, terça-feira, às 19h, a Sala Cecília Meireles receberá um concerto da Camerata Beethoviana, orquestra fruto do projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”.  O grupo é formado por oito jovens músicos e dois renomados professores do Brasil, além de oito jovens e dois professores da Alemanha, num total de 20 instrumentistas, que acabam de realizar uma intensa residência artística no Orchesterzentrum, o primeiro centro de treinamento para futuros músicos de orquestra do país europeu. No programa, obras de Beethoven, Villa-Lobos, Clóvis Pereira e Vivaldi.

Em todo o mundo, o ano de 2020 prometia uma série de comemorações pelos 250 anos de Ludwig van Beethoven. Em função da pandemia, grande parte das celebrações foi cancelada, adiada ou adaptada para o ambiente virtual. Uma das atividades planejadas para aquele ano e que será executada agora, é o projeto “Beethoven visita o Pão de Açúcar”, uma realização do Orchesterzemtrum (instituição conjunta das quatro faculdades estaduais de música na Renânia Norte-Vestfália – Detmold, Düsseldorf, Essen e Colônia), com produção da Artemundi Produções Culturais, financiada pelo Ministério de Cultura e Ciência da Renânia Norte-Vestfália.

E o nome do projeto – “Beethoven visita o Pão de Açúcar” – não foi escolhido apenas para fazer menção a um dos principais cartões postais da cidade que receberá parte dos concertos. A ligação entre Alemanha e Brasil tem no Pão de Açúcar um símbolo histórico, uma vez que o projeto do seu primeiro teleférico foi desenvolvido em 1913, pelo engenheiro Julis Pohlig, que nasceu na mesma região que Beethoven.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Sala Cecília Meireles – Rua da Lapa, nº 47 – Centro – Rio de Janeiro.

Data: 15/3. Terça, 19h.

Classificação: Livre.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X