O Portal da Arte Brasileira

Caleidos Cia. de Dança lança filme “Fortuna, um filme de dança” em 17 de setembro

0 9

O Caleidos Cia. de Dança vai realizar o lançamento do filme “Fortuna, um filme de dança” na próxima sexta-feira, 17 de setembro, às 21h,. A exibição será pela plataforma Zoom, com ingressos gratuitos adquiridos pelo Sympla. O filme também será exibido no sábado, 18, às 20h; e no domingo, 19, às 19h.

“Fortuna”, o filme, surgiu de um convite que o Caleidos fez à Cia. Etc. de Recife no qual a companhia pernambucana registrou ao vivo, em agosto passado, o compartilhamento público das reflexões dos criadores sobre as ideias e imagens que deram origem ao espetáculo “Fortuna”, que será lançado em 24 de setembro e apresentado em outubro. Da edição destas filmagens resultou o filme que será lançado nesta sexta.

“Fortuna” é o primeiro resultado presencial do Projeto Capital Social do Caleidos Cia – contemplado pela 27ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo –   trata da redução das vivências pessoais e sociais aos valores do capital. O espetáculo propõe uma imersão num ambiente híbrido: o Hades mitológico e a cidade de São Paulo.

Post Patrocinado

Capital Social, foco do projeto de pesquisa do Caleidos, é um conceito que pertence à contabilidade e à sociologia. Em uma sociedade cada vez mais regida pelo universo do contábil, o conceito migrou destes campos para a fala comum e atualmente é uma espécie de mercadoria a ser negociada nas interações sociais. Para a contabilidade, Capital Social é o valor financeiro investido pelos sócios na abertura de uma empresa; é o valor inicial da empresa. Para Pierre Bourdieu, pensador francês que delimitou o termo para a sociologia, Capital Social é uma categoria do Capital. É um tipo de valor ligado ao indivíduo ou à sua classe social que se relaciona diretamente com a reprodução do sistema ou com a hipótese de mobilidade social.

Segundo a pesquisa do Caleidos, em nossa sociedade, conforme a vivemos nesse início de século – estamos regidos pelos mercados, tendo como ideal de vida o dinheiro, somos medidos pelo desempenho individual, ameaçados pela depressão e pelo cansaço, guiados por coaches e livros de autoajuda financeira – Capital Social se torna o mote de interesses econômicos travestido de relações sociais.

O espetáculo “Fortuna” explora por meio da dança a Sociedade descrita pelo filósofo Byung-Chul Han, na qual os indivíduos se submetem não apenas ao Capital, mas tomam a si mesmos como objeto do Capital e são levados a se auto-consumir até o esgotamento.

“Fortuna” provoca os espectadores por meio de uma sobreposição de imagens produzidas pelas cenas: ícones de uma megalópole empobrecida pelo avanço neoliberal projetados no mesmo cenário simbólico do sagrado e do mitológico. O Ifood e o castigo de Tântalo reunidos no mesmo ambiente imersivo.

Foto: Fábio Brazil.

Serviço

Plataforma Zoom.

Lançamento: 17/9. Sexta, 21h.

Exibições: 18/9. Sábado, 20h. 19/9. Domingo, 19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Link para ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/caleidosciadedanca.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X