O Portal da Arte Brasileira

Balé da Cidade de São Paulo apresenta espetáculo “Isso dá um Baile!” a partir de 22 de outubro

0 20

No encontro do glamour com a rua, o espetáculo “Isso dá um Baile!” vai ocupar a Praça das Artes – prédio anexo ao Municipal que serve de extensão às atividades da instituição. A estreia ocorre no dia 22 de outubro e serão nove apresentações até 6 de novembro .

O Balé da Cidade de São Paulo encerra sua temporada 2021 levando a dança brasileira criada no ambiente de bailes funk das favelas cariocas ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Mistura de estilo de dança e movimento cultural surgido no início dos anos 2000, o passinho é o mote de “Isso dá um Baile!”, com coreografia de Henrique Rodovalho.

“Isso dá um Baile!” reúne a mesma proposta e inspiração nas duas coreografias. Com elencos diferentes e misturando diversas linguagens corporais presentes na cultura das ruas, como passos de funk, hip-hop, breakdance, capoeira, kuduro, popping, frevo e ritmos do recôncavo baiano, cada número é um convite ao público a acompanhar, dançando, da plateia, os integrantes do Balé da Cidade no ritmo da dança caracterizada por um movimento coordenado e – principalmente – rápido, dos pés e das pernas.

Post Patrocinado

Na coreografia de abertura, “O Bonde”, o elenco é formado por 13 bailarinos e traz suas histórias e desejos, estabelecendo um grande encontro de dança. Com resgate às sensações de liberdade e empoderamento nos movimentos em uma brincadeira de vontades e desejos, a dança estimulada pelo passinho traz um tom leve e positivo, do início ao fim. A segunda parte, “Solos”, com 10 bailarinos, trata essencialmente de expressões individuais. A obra se aprofunda em questões particulares e específicas de cada um dos bailarinos por meio da dança e aborda temas como identidade de gênero, preconceito e outras questões sociais. Cada coreografia tem 20 minutos de duração e não há intervalo entre uma e outra. Os bailarinos também estão livres para improvisar.

Ao som do funk carioca com batidas de Eletronic Dance Music (EDM) comandado pelo DJ e produtor musical Leo Justi, criador do movimento Heavy Baile, o espetáculo terá projeções que mesclam cores e texturas. Embalando os efeitos sonoros das ruas como ruídos de trânsito e construção, o recurso visual conta com takes longos e curtos que estimulam os sentidos do público. Os figurinos foram elaborados por Cássio Brasil e têm por característica estética os elementos do streetwear, com tênis coloridos e acessórios singulares. As peças são de livre escolha dos bailarinos, refletindo a proposta do “passo livre” presente nos solos das coreografias e ressaltando a individualidade de cada corpo.

Serviço

Local: Praça das Artes – Av. São João, 281, Centro – São Paulo.

Datas: 22/10 a 6/11. Sextas, 20h. Sábados e domingos, 18h.

Classificação: Livre.

Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia-entrada).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X