O Portal da Arte Brasileira

Ateliê Casa Bracher realiza bate-papo com a artista plástica Fani Bracher

0 10

Dando continuidade à programação on-line do projeto Ateliê Casa Bracher, no dia 25 de setembro, sábado, a artista plástica mineira Fani Bracher participa de um bate-papo sobre a sua trajetória artística, conduzido pelo poeta e tradutor conterrâneo Ronald Polito. A conversa ao vivo será transmitida pelos canais do Ateliê Casa Bracher a partir das 20h.

Em atividade desde 1973, Fani é inquieta e sua arte múltipla se revela em pinturas a óleo, chitas e estandartes, bordados, santuários e assemblages – colagens com objetos e materiais tridimensionais criados com restos de tubos de tinta, madeiras e garrafas.

Convidado para conduzir o bate-papo, Ronald Polito conhece o trabalho de Fani há muitos anos, tendo feito os textos de um dos catálogos da artista e um texto-poema para uma mostra em Belo Horizonte.

Post Patrocinado

O início da carreira artística de Fani foi com a pintura, nos anos 1970, em Ouro Preto, onde reside e trabalha há 50 anos ao lado do companheiro de vida, o pintor Carlos Bracher. Natural de Coronel Pacheco, ela passou a infância cercada por paisagens rurais. A vivência com a terra marcou muito a artista, mas só mais tarde virou tema de suas pinturas.

Fani sempre teve uma relação forte com Piau, terra de sua mãe, onde a família tem um sítio. Em 2019, a artista começou a fazer intervenções artísticas nos móveis e objetos da casa de Piau. Um dia, segundo ela, já aos 75 anos, subiu em uma escada e começou a desenhar as paredes que logo foram tomadas por pinturas abstratas e coloridas. O resultado são 13 grandes murais, totalizando 30 metros quadrados de extensão. Parte da trajetória artística de Fani e este último trabalho podem ser conferidos no documentário “A Casa Verde de Todas as Cores”, lançado em junho e disponível no canal do YouTube do Ateliê Casa Bracher.

Parte das obras de Fani Bracher pode ser vista no tour virtual do projeto Ateliê Casa Bracher no qual, desde dezembro, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas Carlos e Fani Bracher estão disponíveis on-line. O acervo fica anexo ao casarão onde ambos residem. No segundo andar e no subsolo, localizam-se as obras de Fani Bracher, das quais 85 delas estão no tour virtual. São óleos, objetos, mobiliário, panos, bordados, colchas, desenhos, figurinos de teatro, além de suas fases temáticas: “Paisagens”, “Mineração”, “Flores”, “Ossos”, “Pedras”, “Setas” e a série mais recente, “De Pigmentos e Pedras”.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: 25/9. Sábado, 20h.

Ingressos: Grátis.

Instagram: @ateliecasabracher.

YouTube: Canal Casa Bracher Ateliê.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X