Artista multimídia Jef Telles, do Núcleo 2, lança websérie ‘Abismo’ no Instagram

Idealizada e protagonizada pelo artista Jef Telles, diretor do Agrupamento Núcleo 2, coletivo de arte multimídia com 15 anos de história, a websérie “Abismo” faz sua estreia no Instagram (@artenucleo2). A obra consiste na adaptação para o ambiente virtual de uma videoinstalação concebida em 2018 e que fez parte da exposição “Tensão/Distensão”, realizada pelo Sesc Rio Preto.

Todos os vídeos de “Abismo” estão postados no IGTV, no canal do Agrupamento Núcleo 2, de forma aleatória, com exceção do primeiro, que será fixado no topo do feed. Por meio dele, o internauta será orientado para construir a sua narrativa dentro da websérie. O projeto da websérie “Abismo” foi contemplado pelo fomento cultural do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, onde o Núcleo 2 está sediado. 

Na videoinstalação, a ambientação era composta por uma cadeira, poltrona e mesa de centro, onde espectador fazia suas escolhas pelo controle remoto de uma TV, tendo acesso a 14 vídeos criados a partir do conceito de cinema expandido. Ou seja, a narrativa era construída a partir das escolhas feitas por cada pessoa que acessava a obra.

Durante a temporada de exibição de “Abismo” no Instagram, os internautas são estimulados a participar da Memória do Abismo, que consiste em uma ação na qual os espectadores podem enviar vídeos que dialoguem com os temas propostos pela websérie.

A ação Memória do Abismo está dividida em três categorias, e o Núcleo 2 disponibilizou regulamento e formulário de inscrição online para cada uma delas através do site www.nucleo2.com.br. O material enviado pelos internautas será avaliado pelo autor da obra, com base em critérios específicos para cada regulamento, como argumento, consistência e criatividade. Os vídeos serão editados e usados para divulgação da videoinstalação pelo período máximo de 30 dias, resultando também em um minidocumentário, a ser lançado no dia 10 de dezembro.

Serão selecionados cinco vídeos em cada categoria para o minidocumentário e os autores serão premiados com R$ 200 e R$ 300,00, dependendo da modalidade. As inscrições vão até 27 de novembro. Todos os detalhes sobre a ação podem ser obtidos nas redes sociais e também no site do Núcleo.

Serviço

Websérie interativa “Abismo”, de Jef Telles, realizada através do Prêmio Nelson Seixas 2020. A partir de 7 de novembro, no Instagram @artenucleo2. Grátis.

“Memória do Abismo”: Inscrições abertas até 27 de novembro. Regulamento e formulário de inscrição pelo www.nucleo2.com.br

Compartilhe!