Para comemorar a efeméride dos 250 anos do compositor alemão, a Orquestra Petrobras Sinfônica lança dia 13 de abril o Concurso de Arte & Caricatura – Beethoven 250 anos, inspirado em Ludwig van Beethoven. Comumente representado em pinturas e desenhos com uma expressão sisuda e até carrancuda, a imagem que foi construída do maestro é de alguém sempre sério.

O concurso se divide em duas categorias: Arte/Design e Caricatura. Cada participante poderá inscrever até cinco trabalhos inéditos em cada categoria. Os trabalhos poderão fazer uso de qualquer técnica, sendo que as obras inscritas em Caricatura deverão fazer referência de alguma forma à figura física de Beethoven; e as obras inscritas em Arte/Design tanto poderão se referir à figura física do compositor quanto a elementos gráficos e artísticos do seu universo musical.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail beethoven@opes.com.br, com nome e autor da obra, até 5 de maio. Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido premiados em concursos anteriores, publicados em veículos de imprensa impressos ou virtuais, ou publicados em redes sociais, anteriormente à realização do concurso. Para maiores informações, consulte o edital que será liberado dia 13 nas redes sociais da Orquestra Petrobras Sinfônica. Após o encerramento das inscrições, haverá uma pré-seleção, feita pelos organizadores do concurso e pelo curador Ricky Goodwin, jornalista e escritor especializado em desenho de humor e curador de vários Salões de Caricaturas pelo Brasil. Os trabalhos selecionados serão submetidos a dois júris: oficial e popular.

O júri oficial, composto pelo Maestro Isaac Karabtchevsky, músicos da Petrobras Sinfônica e convidados vai eleger a melhor obra de cada categoria, e os vencedores ganharão R$ 5 mil cada um. O júri popular vai acontecer via Instagram, com trabalhos de ambas as categorias, e o vencedor ganhará R$ 2 mil. As obras vencedoras serão parte integrante das apresentações da Orquestra em sua programação comemorativa dos 250 anos de Beethoven, integrando o figurino dos músicos em suas apresentações, constando nas peças gráficas e digitais, e veiculado no material de imprensa, em camisetas e objetos, que serão comercializados.

Compartilhe!