O Portal da Arte Brasileira

arte_passagem encerra temporada de intervenções urbanas com exposição de Renata Lucas e da Dupla Amador e Jr

0 25

O arte_passagem, projeto apoiado pela plataforma Heineken® Green Your City, encerra o ciclo de intervenções sob o abrigo do icônico Edifício Eiffel, em São Paulo. A terceira etapa da mostra, que se inicia em 25 de março, reúne no mesmo espaço os trabalhos de Renata Lucas e intervenções da dupla Amador e Jr – Segurança Patrimonial LTDA. Ainda nesta fase, arte_passagem conta também com a performance inédita do grupo MEXA.

Com repertório concentrado principalmente em intervenções temporárias em ambientes já existentes, rompendo os limites delineados dos espaços arquitetônicos, Renata Lucas apresentará uma instalação onde a demarcação entre dentro e fora, espaço expositivo e espaço público, são desafiados por uma abordagem que tenciona conceitos como imaginário de consumo e desumanização capitalista. No trabalho, a artista exibirá manequins que rompem com sua condição inanimada de suporte-mostruário ao vencerem o vidro da vitrine que os separa da rua.

Já o duo formado por Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr – Amador e Jr – Segurança Patrimonial LTDA propõe performances com os artistas, necessariamente, trajados com uniformes de segurança. Seus trabalhos são pautados pelas relações entre os espaços artísticos institucionais em sua dimensão pública e as pessoas que trabalham cotidianamente em sua salvaguarda, em um exercício de especulação sobre os trabalhadores nestas funções. Durante as seis performances que serão realizadas no arte_passagem, os artistas estarão debaixo de uma goteira no espaço expositivo, impedindo com seu próprio corpo que essas gotas caiam diretamente no chão.

Post Patrocinado

Ainda nesta etapa expositiva, no dia 15 de abril, o grupo MEXA realizará uma performance em que movimento e imobilidade se atritam como diferentes formas de narrar um acontecimento. Corpos imóveis, como se presos em uma fotografia, congelam partes das narrativas, cabendo ao espectador completar os vazios daquilo que a cena não mostra. A performance dá seguimento à pesquisa do grupo com tableaux vivants e vai incorporar um aspecto de cortejo de carnaval.

O arte_passagem começou em 2018 como uma ocupação artística de uma vitrine na Galeria das Artes do centro de São Paulo, onde, periodicamente artistas eram convidados a intervir através de propostas que dialogassem com o entorno do centro da cidade. Entre 2020 e 2021, o projeto passou a realizar um programa online chamado “Alguns Dias”. E desde novembro de 2021, com o apoio da plataforma Heineken® Green Your City, o arte_passagem ocupou um novo espaço, ainda no centro de São Paulo. O endereço escolhido pelos idealizadores do arte_passagem, Ilê Sartuzi, Matheus Chiaratti, Pedro Zylbersztajn e o curador João Paulo Quintella, para sediar o projeto foi o prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, o Edifício Eiffel.

Foto: Renata Lucas.

Serviço

Local: Edifício Eiffel – Pça da República, 177, Lj 7 (vitrine) – São Paulo.

Período expositivo: 25/3 a 29/4. Segunda a sexta, 9h às 18h. Sábados, 9h às 13h.

Intervenções de Amador e Jr – Segurança Patrimonial LTDA: 25 e 26/3, 12, 13, 25 e 26/4. Performance do Grupo MEXA: 15/4.

Ingressos: Grátis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X