O Portal da Arte Brasileira

Antônio Abujamra é homenageado pelo Itaú Cultural com programação especial

0 28

O Itaú Cultural abre suas atividades cênicas de 2021 em fevereiro, com uma homenagem a um dos principais nomes do teatro no Brasil. Intitulada Antônio Abujamra – A Voz do Provocador, a programação acontece de 18 a 21 e de 25 a 28 deste mês (sempre de quinta-feira a domingo) e leva virtualmente ao público – em conversas, encenações inéditas e música – a trajetória de Antônio Abujamra (1932-2015), ator e diretor paulista que foi um dos primeiros a introduzir os princípios e métodos teatrais de Bertolt Brecht no país. Essa celebração, parte da efeméride dos 30 anos de fundação da Cia Os Fodidos Privilegiados, no início da década de 1990, no Rio de Janeiro, a qual participa diretamente dessa programação

A programação abre no dia 18 (quinta-feira), às 20h, com Abu, de Cabo a Rabo, mesa que recebe o crítico teatral e professor Edélcio Mostaço, para traçar um panorama da vida e obra de Antônio Abujamra. No dia seguinte, sexta, 19, às 20h, a segunda mesa reúne as atrizes Filomena Mancuzzo, Guta Stresser e Paula Sandroni, além do direitor João Fonseca, em Cia Os Fodidos Privilegiados – Exorbitâncias e O Casamento, a Renovação do grupo. Integrantes do elenco da companhia, eles abordam o caminho trilhado nas três décadas que o grupo comemora em 2021..

Nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), às 20h, a programação Antônio Abujamra – A Voz do Provocador apresenta uma de suas estreias teatrais. Trata-se de O Veneno do Teatro, espetáculo criado pelo ator e interpretado por ele por mais de 10 anos, e que agora ganha nova versão, com roteiro e direção de Marcia Abujamra.

Post Patrocinado

Interpretado agora pelo ator Elias Andreato, apresenta trechos de histórias biográficas presentes no espetáculo original criado por Abujamra, e partes de vídeos desse e de outros espetáculos que ele dirigiu. A diretora adianta que incluiu, ainda, na nova versão outros textos sobre ele e trechos de depoimentos de alguns artistas, a exemplo de Antunes Filho, Alcides Nogueira e Felipe Hirsch, captados há alguns anos.

Na quinta-feira, dia 25, às 20h, acontece a mesa Antônio Abujamra e o teatro épico no Brasil, conduzida pelo dramaturgo e encenador Sérgio de Carvalho, fundador do grupo teatral Companhia do Latão.  Já na sexta-feira e no sábado, dias 26 e 27, às 20h, é a companhia Os Fodidos Privilegiados que faz uma estreia na programação: apresentam pela primeira vez a leitura de Um outro Hamlet, passo inicial em direção a uma nova montagem do espetáculo Hamleto, que o grupo prepara para 2021, para celebrar seus 30 anos de fundação.

O último debate acontece no sábado, 27, desta vez às 17h, com participação do professor André Dias. Intitulada O Teatro Dissonante de Antônio Abujamra: A Temporada Carioca, a mesa refaz a trajetória e momentos fundamentais da Cia Os Fodidos Privilegiados no Rio de Janeiro, dando luz ao humor ácido e a ironia refinada de seu fundador presentes na essência do grupo.

A programação Antônio Abujamra – A Voz do Provocador encerra no domingo, 28, também às 20h, com um show online, que leva à cena outra herança artística de Abu. Abujamra Presente é o nome do show que o músico André Abujamra, filho caçula do diretor, apresenta no Palco Virtual, em homenagem ao pai, de quem herdou a verve provocadora, além do talento.

Serviço

Datas: 18 a 28/2/21. Quinta a domingo.

Site:www.itaucultural.org.br. 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X