Projeto de leituras dramatizadas e musicadas ‘O Sertão é dentro da gente’ estreia on-line em 8 de março

Celebrando a obra do escritor Guimarães Rosa, iniciativa leva a chancela dos premiados irmãos Ronaldo Mota e Cristiano Mota, artistas à frente do Núcleo de Estudos Guimarães Rosa do Grupo Canto da Viração, incentivando o hábito de leitura principalmente entre os mais jovens. Especializado em cultura brasileira, cerne de suas montagens teatrais, composições musicais e amplas pesquisas, o Grupo Canto da Viração traz a público o projeto “O Sertão é dentro da gente”, que se inicia dia 8 de março, às 19h30, com transmissão no YouTube e Instagram da Canto da Viração. O acesso é gratuito.

O Núcleo de Estudos foi criado em 2004 e, nestes 17 anos, vem colaborando na formação de novos leitores, ampliando o conhecimento da obra de Rosa junto a alunos do ensino médio de escolas públicas. Inéditas, as leituras dramatizadas foram filmadas no Sesc Copacabana. A direção é de Claudio Mendes e no elenco estão Marianna Mac Niven, Cristiano Mota, Claudio Mendes, Daniel Fernandes e Ronaldo Mota.

“O Sertão é dentro da Gente” apresenta 2 blocos de leituras dramatizadas e musicadas de trechos da obra de João Guimarães Rosa (“As Crianças do Rosa” e “Conversa de Bois e Vaqueiros”), para incentivar o hábito de leitura, principalmente entre os mais jovens. O projeto tem como elementos fundamentais: a dramatização e musicalização dos trechos escolhidos para as leituras, o auxílio de uma ambientação de luz, elementos cênicos, adereços, figurinos e efeitos sonoros, aproximando ao público, de forma lúdica e atraente, os textos escolhidos.

O projeto foi contemplado no edital “Fomento a todas as Artes”, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Rio, na área de Bibliotecas, através da Lei Aldir Blanc.

Ficha Técnica

Editora Lazuli - #euleiolazuli

Texto: João Guimarães Rosa. Idealização e músicas originais: Cristiano Mota e Ronaldo Mota. Direção: Claudio Mendes. Atores e músicos: Marianna Mac Niven, Claudio Mendes, Cristiano Mota, Ronaldo Mota e Daniel Fernandes. Gravação e edição em vídeo: Coletivo Pitoresco.

Serviço

Transmissão On-line.

Data: 8/3/2021. Segunda, 19h30.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 12 anos.

YouTube: Canal Canto da Viração.

2021InstagramJoão Guimarães RosaLeitura DramáticaMusicalTeatro OnlineYouTube
Comentários (0)
Comentar