Livro “20 em 2020, Os artistas da próxima década: América Latina” apresenta artistas influentes

Para dar conta de responder a complexa questão acerca de quem são os artistas que irão definir o horizonte artístico e cultural nesta década que se inicia, a dupla Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, fundadores da Art Consulting Tool, imergiu em uma ampla pesquisa curatorial cujo resultado pode ser visto pelo público no livro inédito “20 em 2020, Os artistas da próxima década: América Latina”. Com realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, e patrocínio do banco BTG Pactual, a publicação está à venda em diversas livrarias e sites de comércio online.

A publicação traz análises de 14 críticos e curadores de diversas nacionalidades e pesquisas, entre os quais o cubano Gerardo Mosquera – que assina o texto introdutório do livro -, as brasileiras Diane Lima, Júlia Rebouças e Kiki Mazzucchelli, o mexicano José Esparza Chong Cuy e o peruano Miguel A. López, o livro destaca a obra de 20 artistas latino-americanos e, mais além, de artistas que se relacionam com o continente por meio de suas pesquisas. São nomes como os colombianos Iván Argote e Gala Porras-Kim, o venezuelano Sheroanawe Hakihiiwe, os brasileiros Adriano Amaral, Dalton Paula, Jota Mombaça e Yuli Yamagata, as mexicanas Frieda Toranzo Jaeger, Pia Camil e Tania Pérez Córdova, a francesa Tabita Rezaire, os argentinos Ad Minoliti e Gabriel Chaile, a kuwaitiana Alia Farid, entre outros.

Editora Lazuli - #euleiolazuli

Os textos são em português, inglês e espanhol, e o livro compila análises individuais sobre a produção de cada artista, além de apresentar seus currículos, imagens de obras e vistas de exposições.

Ficha Técnica

Organização: Fernando Ticolaut e João Paulo Siqueira Lopes. Coordenação editorial: Art Consulting Tool. Páginas: 264. Valor: R$ 200,00.

2021Livros
Comentários (0)
Comentar