O Portal da Arte Brasileira

Helô Ribeiro lança disco “A Paisagem Zero” baseado na obra de João Cabral de Melo Neto

0 18

Helô Ribeiro, no novo trabalho “A Paisagem Zero”, lançado em 16 de junho pelo Selo Sesc, se debruçou sobre a obra de João Cabral de Melo Neto e se viu ligada a suas imagens potentes para propor a comunhão entre música e poesia neste álbum autoral.

O projeto já era um desafio: transformar poemas em canções. Ao propor esse olhar, Helô trouxe para o disco uma atmosfera predominantemente urbana e pop, criando uma fusão entre o Nordeste de João Cabral e o cenário paulistano do qual ela faz parte. A sonoridade remete a referências como Mutantes e Secos e Molhados, que dialogam com o onirismo e a psicodelia dos poemas escolhidos.

Como resultado dessa mistura de influências e referências, os poemas de João Cabral reverberam ao som de guitarras elétricas, teclados e efeitos eletrônicos que se fundem com instrumentos tradicionais de orquestra, como cordas e metais, em uma estética múltipla e fragmentada, rompendo a fronteira entre o culto e o popular.

Post Patrocinado

O trabalho abarca poemas da primeira fase do poeta, das edições de “Pedra do Sono” (1942) e “O Engenheiro” (1945), considerada a mais onírica e visual de sua obra, em que é apontada forte influência surrealista e cubista.

Helô Ribeiro canta em todas as faixas, além de tocar flauta transversal, na companhia dos músicos Dustan Gallas (guitarras e teclados), Thomas Harres e Samuel Fraga (baterias), Cuca Ferreira, Amilcar Rodrigues e Douglas Antunes (metais) e Zé Nigro (baixo), que também assina a produção de “A Paisagem Zero”. Participações especiais de Maurício Pereira, Alzira E, Barbatuques e Bruno Buarque.

Foto: Claus Lehmann.

Serviço

Sesc Digital e nas plataformas de streaming.

Data: A partir de 16/6.

Link de acesso: https://sesc.digital/colecao/apaisagemzero

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X