Festival Paiol de Fotografia inicia primeira edição com oficinas, mesas redondas e exposição

A primeira edição do Festival Paiol de Fotografia, idealizado pelo Espaço Paiol de Arte e Cultura de Campinas, interior de São Paulo, dirigido pela fotógrafa e produtora Juliana Hilal, abriu suas atividades no dia 1° de março com oito oficinas com grandes nomes da fotografia nacional, leitura de portfólio, quatro mesas redondas abertas ao público e uma exposição virtual 3D, que ficará disponível para visitantes durante duas semanas. Contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival tem todas as atividades gratuitas e online.

Nesta primeira edição, o Festival recebeu mais de 300 inscrições para as oito oficinas gratuitas, de cerca de 40 cidades do interior de São Pauloe e da Capital. Os cerca de 100 selecionados para as 120 vagas oferecidas serão orientados por Marcelo Greco (“Fotografia Autoral”), Gal Oppido (“Fotografia Criativa”), Nair Benedicto (“Fotodocumentação”), Alexandre Urch (“Fotografia de Rua”); Priscila Prade (Retrato); Rogério Voltan (“Fotografia de Alimentos”), Jacqueline Hoofendy (“Autorretrato”), e Wilian Aguiar (“Olhar Fotográfico”).

Foram selecionados diferentes perfis para as oficinas fotógrafos profissionais, amadores, entusiastas, amantes da fotografia e público em geral. As oficinas começam no dia 1° de março e cada uma terá duração de três dias. Com três horas por dia, os cursos são online e cada aluno(a) terá um trabalho selecionado pelo orientador para participar de uma exposição virtual 3D.

Além disso, os participantes das oficinas receberão em suas casas os certificados de conclusão, juntamente com um caderno personalizado do festival e uma impressão fine art tamanho A4 de uma de suas fotos produzidas durante o festival, selecionada pelo professor juntamente com a equipe de produção.

A exposição virtual reunirá fotos dos alunos participantes das oficinas e será disponibilizada ao público gratuitamente, em uma plataforma virtual, com navegação 3D a partir do dia 20 de março.

A principal ideia do Festival é criar um ambiente de troca artística, com disseminação do conhecimento de maneira democrática e gratuita e que promova a fotografia como linguagem e forma de expressão. Além das oficinas, exposição e leituras de portfólio, quatro Mesas Redondas completam a programação com acesso gratuito a qualquer interessado do Brasil todo pela plataforma Zoom e pelo Canal do YouTube.

Os temas questionam e discutem o cenário atual do segmento, como “Gênero e Identidade na Fotografia”, com Eduardo Mello, Gal Oppido, Johnny Moraes, Nair Benedicto, Roniel Felipe“A Fotografia em Tempos de Isolamento Social”, com Jacqueline Hoofendy, Juliana Engler, Juliana Hilal, Marcelo Greco, Priscila Prade, “Por que Fotografamos?”, com Gal Oppido, Marcelo Greco, Nair Benedicto, Sandra Lopese “Os Rumos da Fotografia no Séclo XXI”, com Alexandre Urch, Eduardo Mello, Rogério Voltan, Rosana Horio Monteiro e Wilian Aguiar.

Serviço

Oficinas: 1 a 15/3. Plataforma Zoom.

Leituras de Portfólio: 22 a 27/3. Plataforma Zoom.

Mesas redondas: 22 a 27/3. Quinta a domingo, 19h. Plataforma Zoom e YouTube.

Exposição: A partir de 20/3.

Site: https://festivalpaioldefotografia.com.br/

2021GrátisOficinaPlataforma ZoomYouTube
Comentários (0)
Comentar