“Festival Ações Literárias” homenageia Rubem Alves e ganha versão virtual a partir de 29 de janeiro

A segunda edição do “Festival Ações Literárias” (FAL) acontece virtualmente entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro. Depois de homenagear o educador Paulo Freire em sua primeira edição, em 2019, o autor homenageado nesta segunda edição será Rubem Alves (1933-2014).

Durante dez dias, o festival de leitura online oferecerá 58 horas de programação gratuita e diversa para todas as idades, distribuídas em 38 atividades, envolvendo cerca de 50 trabalhadores da cultura, arte e criatividade. O público poderá acompanhar bate-papos com escritores, saraus, contação de histórias, apresentações musicais, espetáculos de teatro, oficinas, entre outras atividades.

A programação será transmitida ao vivo pelo canal da Casa de Criar no YouTube e no Facebook. Entre os destaques, estão a curadora de livros infantis e juvenis Denise Guilherme Viotto, fundadora de “A Taba”; o autor e ilustrador André Neves, vencedor de cinco prêmios Jabuti; o educador e pesquisador indígena Tiago Nhandewa e o escritor Sacolinha, autor de romances, livros de contos e crônicas, atuante na literatura periférica.

De São José do Rio Preto, participam autores como Luana Passos, educadora e escritora de poemas e contos publicados em volumes dos “Cadernos Negros”; o escritor, ilustrador e quadrinista Alex Sander; o jornalista e escritor Raul Marques; Carol Petrolini, autora do livro “A lua de Alice”, e Laura Barbeiro, a ilustradora, entre outros nomes.  Das artes cênicas, marcam presença o Núcleo Arcênico, com seu mais novo espetáculo, “Silêncio”, e o grupo Varanda Teatro, com “[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe”. A música estará representada por nomes como André Fernandes, Zeca Barreto e DJ Basim.

Também haverá espaço para atividades formativas, a exemplo das oficinas “Brincadeiras de Papel/Meu Primeiro Livro”, com Paula Alonso, e “Contação de História Holística”, com Akila Moreira.

As pessoas interessadas em participar das oficinas devem fazer inscrição pelo site a fim de receberem instruções sobre os materiais a serem utilizados. As inscrições começam nesta sexta-feira, dia 22. Durante a realização do evento, o público poderá participar de sorteios de livros de Rubem Alves e de autores participantes do evento através do Instagram.

Foto: Diane Gonçalves.

Serviço

Datas: 29/1 a 7/2/21.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Instagram: @festivalacoesliterarias

YouTube: Canal Casa de Criar.

Site: https://fal.casadecriar.com.br/

2021Casa de CriarFacebookRubem AlvesYouTube
Comentários (0)
Comentar