Exposição “O Norte sem norte” de Elza Lima segue na Fiesp

A exposição “O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima” que estreou em janeiro, permanece até agosto na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp . A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio de ingressos para o tour cultural no sistema Meu Sesi.

A curadoria optou por mostrar várias facetas da produção da premiada fotógrafa paraense, que completará 70 anos em 2022, e segue em plena atividade. Imagens em preto-e-branco, dípticos e trípticos em cor, um vídeo e um oratório, formam o conjunto de obras expostas, realizadas entre 1987 e 2020.

A ideia de juntar a produção mais antiga de Elza e a série “Corpos d’água”, realizada nos anos 2000 nos rios Arapiuns e Tapajós, no baixo Amazonas, surgiu em uma das visitas do curador ao ateliê da fotógrafa, em Belém do Pará, em que Chiodetto pode conhecer o caderno de artista de Elza. As imagens de “Corpos d’água”, organizadas em dípticos e trípticos, uma nova vertente expressiva da artista, exibem mulheres pescadoras de ascendência indígena que tecem redes e, ao mesmo tempo, a vida de suas famílias e comunidades.

Editora Lazuli - #euleiolazuli

Na exposição inédita que o Centro Cultural Fiesp apresenta agora, parte da série “Corpos d’água” surge mesclada com a produção em preto-e-branco que projetou o nome de Elza Lima no campo da fotografia contemporânea. São imagens que destacam o dia a dia das populações ribeirinhas, como as brincadeiras de crianças, a religiosidade e a relação íntima e fabular com as águas.

Serviço

Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp. Av. Paulista, 1313 – Cerqueira Cesar – São Paulo.

Visitação: Até 1/8/21. Quinta a domingo, 13h às 19h.
Ingressos: Grátis. Reserva em: www.sesisp.org.br/eventos.

Classificação: Livre.

2021Centro Cultural FiespElza Lima
Comentários (0)
Comentar