Edições Sesc lança biografia de Ruth Escobar

A incluir farto e muitas vezes inédito material iconográfico, a biografia“[…] metade é verdade – Ruth Escobar”, de autoria do jornalista, editor e pesquisador teatral Alvaro Machado, faz justiça a uma das mais ativas e polêmicas figuras não apenas do teatro brasileiro e internacional a partir dos anos 1960, mas também do combate à censura artística e à ditadura civil-militar entre 1964 e 1985, impulsionadora da Lei da Anistia Política (1979) e das lutas pelos direitos das mulheres no Brasil, além de ser figura central na vida política da chamada Nova República.

A luso-brasileira Ruth Escobar (1935-2017) iniciou sua trajetória no Brasil em 1953 como repórter, editora de revista e ativista cultural, para passar a atriz e produtora teatral a partir de 1959. Também foi a criadora de oito grandes festivais internacionais de artes cênicas de 1974 a 1999, deputada estadual em duas legislaturas (1983-1990) e presidente do federal Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM, 1985).

O título do livro se refere a uma afirmação que a própria biografada costumava dirigir, nos anos 1980, aos novos colaboradores de suas diversas atividades. Ciente das fantasias e dos mitos multiplicados a seu respeito, ela prevenia: “Sabe todas aquelas histórias que você já ouviu sobre mim? Pois!, metade é verdade”. Segundo a prefaciadora Maria Sílvia Betti, professora da Faculdade de Letras e da Escola de Comunicações e Artes da USP, “Ruth Escobar atuou em diferentes âmbitos de trabalho teatral, cultural e político durante um escopo de tempo longo e marcado por crises político-econômicas e por difíceis e turbulentas transições tanto no Brasil como no contexto internacional.

Editora Lazuli - #euleiolazuli

Após ter acesso direto ao imenso acervo de documentos e fotos criado e mantido por Ruth em sua última residência, o autor se lançou, por quatro anos e meio, à desafiadora tarefa de pesquisa e escrita. Com 624 páginas, 347 imagens selecionadas de um conjunto de mais de duas mil fotos e índice remissivo com 2.600 entradas.

Ficha Técnica

Livro: Metade é verdade: Ruth Escobar. Autor: Alvaro Machado.

Páginas: 624. Editora: Edições Sesc. Preço: R$140,00.

Link para compra: www.sescsp.org.br/livraria

2021Edições SescLivrosRuth Escobar
Comentários (0)
Comentar