“40tena Cultural” apresenta programação sobre literatura indígena em abril

A programação desta primeira semana de abril da “40tena Cultural”, projeto on-line da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, começa na terça, dia 6 de abril, com dicas de livros infantis de literatura indígena. A atividade “Dicas de leiturinhas: literatura indígena para crianças” terá a participação da geógrafa e ativista de assuntos indígenas, ambientais e amazônicos, Márcia Wayna Kambeba. O encontro será às 20 horas pelas redes sociais da entidade.

Na quinta-feira, 8 de abril, às 20h, acontece mais uma edição do quadro fixo da programação, “Defenda seu Best”. Neste encontro, a obra defendida será “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, com a participação da roteirista, co-criadora e curadora do canal do Youtube, Turista Literário, Mayra Sigwalt. A descendente Kaingáng é também autora da novela “O que encontramos nas Chamas”.

A obra “Ideias para adiar o fim do mundo” é considerada uma parábola sobre os tempos atuais, feita por Ailton Krenak. No livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”. A premissa estaria na origem do desastre socioambiental atual, o chamado Antropoceno. Desse modo a resistência indígena acontece pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais.

As duas atividades serão transmitidas pelo Instagram da entidade, na plataforma digital  e canal do YouTube.

Serviço

Transmissão on-line.

Dicas de Leiturinhas: Literatura indígena para crianças. Data: 6/4/21. Terça, 20h.

Defenda seu Best: “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. Data: 8/4/21. Quinta, 20h.

Instagram: @fundacaolivrorp.

Link para plataforma: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

YouTube: Canal Fundação do Livro e Leitura Ribeirão Preto.

2021OnlineYouTube
Comentários (0)
Comentar