O Portal da Arte Brasileira

Allan Abbadia é destaque em apresentações inéditas no SescTV

0 11

No dia 23 de janeiro, domingo, a partir das 21h, o SescTV exibe duas produções com o trombonista Allan Abbadia, que promovem um encontro entre trombone e a batucada. O documentário da série “Passagem de Som” registra o encontro e depoimentos de Allan com músicos como Fernando Alabê – Fundador do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, e a artista plástica Juliana dos Santos, entre outros. Na sequência, durante o Instrumental Sesc Brasil, o trombonista apresenta o show Malungos. O repertório da apresentação une sopro e batucada, com ritmos como o choro, baião, gafieira e ijexá. A direção geral das duas produções é de Max Alvim.

No “Passagem de Som” Allan Abbadia fala sobre a linhagem que uniu batucadas e sopros na música brasileira, uma história que, segundo o artista, tem mais de um século de tradição. Por meio de suas pesquisas, ele busca resgatar a presença dos trombonistas no universo do samba, do choro, dos Blocos Afro, e a íntima relação com a batucada suburbana brasileira, uma história pouco abordada no contexto acadêmico. Entre as referências desta vertente da música brasileira citadas pelo artista estão nomes como: Candinho do Trombone, Irineu Batina, Paulo Moura, Raul de Barros, Marçal e Nelsinho do Trombone.

Ao lado do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, Allan Abbadia fala sobre a ancestralidade, e a herança histórica dos cordões e blocos paulistanos, que passaram por um processo de branqueamento influenciado pela formação dos blocos universitários. Em seu trabalho, Allan remonta também às referências culturais e históricas do povo negro no Brasil, lembrando de episódios como A Revolta dos Malês e lugares históricos como Cais do Valongo (RJ), porto que recebeu maior número de pessoas sequestradas para escravização no Brasil.

Post Patrocinado

O programa “Passagem de Som” conta com depoimentos de Melvin Santhana  (Multiartista), Fernando Alabê (Fundador do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã), Nicolo de Caro (Baterista), Tiganá Macedo (Percussionista), Juliana dos Santos (Artista plástica), Deni Domenico (Violonista e cavaquinhista) e Vanessa Ferreira (Contrabaixista).

Foto: Osmar Moura.

Serviço

Sesc TV.

Canal 128, da Oi TV ou consulte sua operadora.

Data: 23/1. Domingo, 21h.

Reapresentações: segundas, 16h30; terças, 9h30; quartas, 11h; quintas, 13h; sábados, 14h.

Classificação: Livre.

Assista também on-line: www.sesctv.org.br/noar

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X