O Portal da Arte Brasileira

Aliança Francesa realiza debate “Das Escravidões e Abolições Aos Antirracismos Contemporâneos” em 24 de junho

0 10

Na semana do aniversário de nascimento do abolicionista baiano Luiz Gama, a Aliança Francesa realiza o debate gratuito “Das Escravidões e Abolições Aos Antirracismos Contemporâneos: Visões Cruzadas França Brasil” em 24 de junho, quinta-feira, às 19h.

O encontro terá a presença de Ligia Fonseca Ferreira, professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Luiz Felipe de Alencastro, historiador e cientista político, que coordena o Centro de Estudos do Atlântico Sul da Escola de Economia de São Paulo-FGV. A atividade é gratuita e o público pode se inscrever pelo Sympla. 

O diálogo entre os professores abordará as escravidões e as abolições, bem como a questão da liberdade, a partir especialmente da Revolução Francesa, e como esses processos acontecem nos dois países. A vida e obra de Luiz Gama foram tema da tese de doutorado de Ligia Ferreira, apresentada na Universidade Paris – 3, Sorbonne. Luiz Felipe de Alencastro escreveu e organizou livros como “História da Vida Privada no Brasil – Império: A Corte e a Modernidade Nacional” (Companhia das Letras, 1997), ganhador do prêmio Jabuti em 1998 na categoria de Melhor Livro de Ciências Humanas, “O Trato dos Viventes – Formação do Brasil no Atlântico Sul” (Companhia das Letras, 2000), entre outros.

Post Patrocinado

Outros pontos entrarão em pauta ao refletir como esses temas alimentam discussões, debates e controvérsias, e como são resgatados pelas lutas antirracistas atualmente. A memória da escravidão e as questões ligadas à presença das populações negras ou à condição de ser negro(a) hoje, tanto no Brasil quanto na França, também estarão no centro do debate.

Serviço

Plataforma Zoom.

Data: 24/6. Quinta, 19h.

Link para inscrições: www.sympla.com.br/teatroaliancafrancesaonline

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X