O Portal da Arte Brasileira

Alexandre Orion apresenta mostra itinerante em estações de metrô de São Paulo

0 25

O artista visual Alexandre Orion leva a luz para dentro da fotografia e revela uma aura coletiva que ilumina a diversidade no projeto UNI, que ganha exposições itinerantes e gratuitas nas estações República, Luz e Alto do Ipiranga do Metrô de São Paulo, entre 5 de novembro e 5 de fevereiro. A primeira edição da mostra apresenta retratos de Maria Adelaide Amaral, Milton Hatoum, Criolo, Larissa Luz, Livia La Gatto, Jô Santana, Ronaldo Fraga, Lilia Schwarcz, Rico Dalasam, Renata Maciel, Zeca Camargo e Tata Amaral.

Resultado de uma pesquisa iniciada por Alexandre Orion em 2017, UNI é um trabalho inédito que retrata personalidades iluminadas por uma única fonte de luz, moldada pelo artista como uma silhueta. Diferentemente dos retratos convencionais, em que a iluminação está sempre nos bastidores, em UNI a única fonte luminosa está dentro do quadro.

Nos retratos que vemos nas revistas, são usadas várias luzes e aparatos que comumente ficam fora do quadro. Orion subverte esse recurso básico da fotografia. E nesse momento retrógrado, agonizante e de ataque à cultura, o artista propõe um elogio à diversidade e à força da cultura e das existências e desintoxica a arte das ruínas do panorama atual.

Post Patrocinado

Contemplado com o prêmio por histórico de realização da Aldir Blanc, UNI é um trabalho de longo prazo, com novos registros a serem feitos ao longo dos anos. A primeira edição do projeto teve os retratos realizados durante as gravações do programa Papo de Arte, de Hélio Goldsztejn e conta com texto de Vilma Piedade.

Serviço

Local: Estação República– Praça da República, 299 – República, São Paulo. Data: Desde 5/11.

Local: Estação Luz – Praça da Luz, 1, Luz – São Paulo. Data: 5/12.

Local: Estação Alto do Ipiranga – Av. Dr. Gentil de Moura – Ipiranga – São Paulo Data: 5/1/2022.

Classificação: Livre.

Ingresso: Grátis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X