O Portal da Arte Brasileira

Ademir Corrêa lança o livro “Cinema Queerité”

0 23

O doc de Jennie Livingston, “Paris is Burnning”, lançado em 1990 e vencedor do Teddy Awards do Festival de Berlim no ano seguinte agora é revisto no livro Cinema Queerité, de Ademir Corrêa, com orientação de Bernadette Lyra, que reconta os passos das drag balls nova-iorquinas e discute construção de gêneros e identidades na comunidade LGBTQIA+.

Cinema Queerité – Gêneros e Identidades no documentário Paris is Burning (Paco Editorial), do jornalista – diretor de conteúdo digital da Perfil Brasil – e mestre em comunicação especial pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, Ademir Corrêa, surge de uma dissertação que trouxe à luz a luta pela visibilidade de corpos e gêneros (construídos) e desfilados na boate Imperial Elks Lodge, localizada no Harlem, em Nova York, no final da década de 1980 (hoje convertida em uma igreja messiânica no mesmo bairro).  A noite e a obra revelam bailes drags filmados em que seus participantes – drags e legendary children da comunidade LGBTQIA+ negra e latina – conquistam o direito de ser e de se reinventar em um contexto repressivo norte-americano no qual sua invisibilidade é também sua sentença morte.  

A capa da obra foi feita por Luan Zumbi, artista-ativista paulista que discute aceitação e inclusão através de suas obras situadas em um mundo zumbi altamente pop. Sua visão reinterpretou cartaz do filme que traz Octavia St. Laurent, uma das protagonistas que só queria ser modelo profissional e encaixar-se em sociedade, casar e ter filhos, desejos que, para ela, pareciam impossíveis. 

Post Patrocinado

Cinema Queerité estará disponível na loja nômade Barra Funda Autorial, em São Paulo – com a renda obtida revertida para o CATS – Coletivo de Artistas Transmasculines –, e também no site da Amazon. No mês de fevereiro, o livro será lançado em lives semanais com convidados especiais como Filipe Catto (em um pocket show especial), Fernanda Soares (apresentadora do Tretas TNT e criadora do Canal Hollywood Forever TV) e Luan Zumbi. 

Ficha Técnica

Título: Cinema Queerité – Gêneros e Identidades no Documentário Paris is Burning. Autor: Ademir Corrêa. Editora: Paco Editorial. Orientação: Bernadette Lyra. Páginas: 156. Capa: Luan Zumbi. Formato: 14x21cm. Preço: R$ 42,90. Instagram para compra: @barrafundaautoral

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X