O Portal da Arte Brasileira

Ação performática de vídeo “Parede de Dentro” estreia on-line em 21 de abril

0 19

“Parede de Dentro” é uma ação performática de vídeo, desenvolvida a partir da peça-instalação “Parede”, encenada em 2019 pelo coletivo teatral 28 Patas Furiosas. A performance vai acontecer no YouTube, a partir do dia 21 de abril, às 20h, às quartas, quintas e sextas-feiras, até 30 de abril.

No espetáculo criado a partir do universo de Qorpo-Santo, a Personagem “.Q” perde sua cabeça – no sentido literal e metafórico – em seu próprio apartamento. No entanto, as regras do “Edifício Triunfo” não permitem uma existência assim, e é na reunião de condomínio – realizada em um grupo no WhatsApp – que as moradoras e os moradores ali presentes decidem interditar “.Q”, iniciando assim, a construção de paredes para aprisioná-lo dentro de seu apartamento.

Em “Parede de Dentro”, feita já para o formato digital, o grupo desenvolveu a obra a partir da perspectiva da personagem “.Q”, que até então, só se comunicava com os condôminos por meio de mensagens de WhatsApp. Ele era uma voz em off permeando a peça “Parede”. Agora, a dramaturgia expõe o ponto de vista do morador emparedado, com uma nova proposição artística ajustada para a virtualidade.

Post Patrocinado

Figura singular da dramaturgia e da literatura brasileira, José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo, viveu um processo de interdição jurídica por parte de sua família, sob um controverso diagnóstico de “monomania” – uma mania por escrever. Impedido de continuar a realizar as suas atividades públicas até o final da vida, santificou o próprio corpo e passou a escrever e organizar incansavelmente sua obra – Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade – um compilado de todos os seus escritos – e impresso em sua própria tipografia- , na qual ele apresenta, inclusive, uma nova proposta de ortografia da língua portuguesa.

“Parede de Dentro”segue como dramaturgia complementar ao espetáculo”Parede”, ambos criados a partir da vida e obra do Qorpo-Santo. Ao resgatar o universo do excêntrico autor, neste novo espetáculo, o grupo construiu uma dramaturgia autoral a partir da presença das atrizes e dos atores no espaço virtual em articulação com à materialidade cênica do espaço presencial, bem como imagens já gravadas nos registros de apresentações da peça “Parede” de 2019.

Na peça “Parede de Dentro”, assim como no espetáculo “Parede”, já encenado pelo grupo, a “Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade”, obra labiríntica e paradoxal de Qorpo-Santo, se apresenta como fonte disparadora de uma discussão acerca da interrupção, instabilidade e invenção nos nossos dias. A nova montagem pretende radicalizar os procedimentos formais do grupo na direção de uma vídeo-peça-instalação que traz a reflexão sobre corpos que buscam por fendas criativas em um mundo programado e construído por velhos valores que retornam ao longo da História do Brasil.

Foto: Yghor Boy.

Ficha Técnica

Texto, direção e instalação: Wagner Antônio. Texto do prólogo: Sofia Botelho. Textos do“.Q”: Tadeu Renato. Elenco: Dimitri Luppi, Fe Menino, Isabel Wolfenson, Júlia Ávila, Lucimélia Romão, Murilo Thaveira, Pedro Stempniewski, Sofia Botelho, Valéria Rocha e Wagner Antônio.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 21 a 30/4. Quartas, quintas e sextas, 20h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 18 anos.

Reserva de ingressos: 28patasfuriosas@gmail.com

YouTube: Canal 28 Patas Furiosas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X