O Portal da Arte Brasileira

“A Bela que Dorme” e “Janela da Alma” integram a programação da Série Cinema #EmCasaComSesc

0 19

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há oito meses e com mais de 1,3 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na próxima quinta-feira (18/02), a série estreia as ficções “A Bela que Dorme” e “Cicatrizes”, os documentários “Janela da Alma” e “Espero Tua (Re)Volta”, e a animação “Cãestronautas”, para a garotada, pelo CineClubinho.

O filme “A Bela que Dorme”, de Marco Bellocchio, conta a história de Eluana Englaro, que está em coma vegetativo há 17 anos. Entre diversas polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. A situação de Eluana reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. O drama italiano foi eleito Melhor Filme pela crítica especializada na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012.

Outra sugestão de ficção é o filme sérvio “Cicatrizes”, de Miroslav Terzic. Inspirado em eventos reais e ambientado na contemporânea Belgrado, a obra conta a história de uma mulher que acredita que seu filho recém-nascido foi roubado dela há 18 anos, quando lhe disseram que ele havia morrido. Com obsessão e perseverança, ela luta uma última vez contra a polícia, a burocracia hospitalar e até contra sua própria família, a fim de descobrir a verdade.

Post Patrocinado

Já para quem prefere documentário, a série traz duas opções premiadas de obras nacionais. Em “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho, dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual – da miopia discreta à cegueira total – narram como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. Celebridades como o escritor e prêmio Nobel José Saramago (1922-2010), o músico Hermeto Pascoal e o diretor Wim Wenders fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão. O filme resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de ver ou não ver o mundo.

Já “Espero Tua (Re)Volta”, de Eliza Capai, mostra os estudantes que saíram às ruas e ocuparam escolas, protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva, quando a crise se aprofundou no Brasil. O documentário acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade. O filme conquistou dois prêmios importantes no Festival de Cinema de Berlim, em 2019: Anistia Internacional e o Prêmio da Paz.

Pelo CineClubinho, espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infantojuvenil, estreia a animação russa “Cãestronautas”, de Inna Evlannikova e Svyatoslav Ushakov. Esta é a história real de Belka e Strelka, dois cães que foram enviados ao espaço pela União Soviética em 1960. Um cão de circo e um cão de rua partem em uma aventura fora do planeta, para se tornarem famosos cosmonautas caninos.

Serviço

Data: A partir de 18/2/21. Disponível por 30 dias.

Link: www.sescsp.org.br/cinemaemcasa.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X