O Portal da Arte Brasileira

1º Festival Sabor & Som reúne espetáculos musicais e eventos gastronômicos

0 50

Unir gastronomia e música não é um desafio quando se define a cultura em uma perspectiva antropológica, como um conjunto de hábitos sociais, dos modos de vida de um povo e suas manifestações artísticas. Com isso, a Borandá Produções lança o 1º Festival Sabor & Som, que consiste na apresentação de três eventos gastronômicos e três espetáculos musicais a partir das matrizes indígena, africana e europeia presentes em nossa sociedade, segundo o antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro. O evento será transmitido através do canal da produtora no YouTube nos dias 23, 24 e 25 de abril, sendo os eventos culinários às 15 horas, com apresentação da jornalista, crítica e curadora gastronômica Luiza Fecarotta, e os shows às 19 horas.

O episódio de abertura da série estará sob comando da chef Fabiana Badra, que estudou sobre a participação das mulheres indígenas na construção da nossa cozinha, com um cardápio que tem a mandioca como pano de fundo. À noite, a cantora amapaense Patrícia Bastos estará ao lado de Dante Ozzetti para apresentar um repertório repleto de cacicós, carimbós, batuques e marabaixos, ritmos da região norte do país.

No segundo dia, será a vez da chef Cintia Sanchez homenagear um quilombo do Vale do Ribeira, e também sua avó materna, que era nascida na África, filha de pais escravos e que, mais tarde, se tornou cozinheira da família Matarazzo. Para encerrar o dia, o cantor, violonista, compositor e arranjador mineiro Sergio Santos apresentará canções que marcaram sua carreira ao longo de seus 10 discos.

Post Patrocinado

O último episódio do Festival trará a culinária europeia de Elenice Altman, neta de portugueses.  No encerramento, a cantora portuguesa Sandra Fidalgo faz show acompanhada por Toninho Ferragutti, para apresentar o repertório do disco “Paisagem Verde”.

O projeto foi viabilizado com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), promulgada em 29 de junho de 2020 e dispondo sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Confira a programação

23/4 – A Raiz Indígena. Fabiana Badra. Sexta, 15h.Patrícia Bastos e Dante Ozzetti. Sexta, 19h. 

24/4 – A Raiz Africana. Cintia Sanchez. Sábado, 15h. Sergio Santos. Sábado, 19h.

25/4 – A Raiz Europeia. Elenice Altman. Domingo, 15h. Sandra Fidalgo e Toninho Ferragutti. 19h.

Serviço

Transmissão no YouTube.

Datas: 23 a 25/4. Sexta a domingo, 15h e 19h.

YouTube: Canal Borandá Brasil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X