1º Festival de Cultura Nordestina on-line apoia artistas nordestinos no Rio de Janeiro

Pensando na atual situação mundial de isolamento social, Sandra Lima, idealizadora e diretora do “Festival Porreta de Cultura Nordestina” decidiu retomar as ações do projeto com foco nas redes sociais, com produção de um “Festival de Cultura Nordestina” on-line.

O objetivo é dar oportunidade a artistas nordestinos residentes no Rio de Janeiro que ficaram sem poder trabalhar e divulgar seus trabalhos por conta da pandemia 2020. O Festival foi habilitado no Edital Fomenta Festivais da Secretaria de Cultura do Estado pela Lei Aldir Blanc.

O projeto “Festival Porreta de Cultura Nordestina ”  teve sua primeira edição como sarau em Março de 2015 no Centro de Tradições Nordestinas. Sua última edição foi no ano de 2017, na Casa do Maranhão. Em 2016 foi selecionado pela Prefeitura do Rio para o edital “Ações locais Cidade Olimpica”. Foram diversas apresentações itnerantes entre elas no Museu de Arte do Rio, Casa do Maranhão, Lonas Culturais, Consulado da França no Brasil, Museu de Astronomia e Ciências Afins, FLIPO entre outros.

Também foi criada a livraria online pelo Facebook, onde poetas e escritores postam seus trabalhos ou dicas de literatura em PDF para acesso de todos. As inscrições dos artistas serão gratuitas e feitas via e-mail, pré-selecionados e os selecionados serão adicionados no site do festival para concorrer as premiações, troféu, dinheiro e certificado. Na curadoria estão nomes de destaque na cultura nordestina, como Edmilson Santini, Numa Ciro, Severino Honorato e Claudia Holanda.

Mais informações no Instagram: @festival_porreta

Compartilhe!