O Portal da Arte Brasileira

1º Cine Coletivona exibe documentário “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”

0 12

Construído na Maré há dois anos, a ação Coletivona lança dia 31 de janeiro às 17h o Cine Coletivona, seu novo braço artístico e social.  Como abertura da primeira fase do novo projeto, que tem como tema “Origens e Novos Caminhos”, acontece a exibição do documentário “Sementes: Mulheres pretas no poder”, de Éthel Oliveira e Júlia Mariano.

O filme acompanha o levante de Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone, mulheres negras da política, após o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018. O longa-metragem será exibido gratuitamente através do canal de YouTube do Museu da Maré e seguido de debate com a curadora do evento, a jornalista e diretora Andrea Cals. 

Na pandemia, a urgência de geração de renda só fez aumentar. “Desejamos que, mais do que um festival padrão, seja um festival sobre fazer circular ideias, cultura, formação de repertório e linguagem sobre o território, tendo a cena digital como pulsão de vida gerando breves salves financeiros para mais pessoas agora”, complementa Natasha sobre a segunda fase do projeto, também online, prevista para março.

Post Patrocinado

Após esta abertura da programação de 2021 haverá uma convocatória para que moradoras do Complexo de 16 favelas da Maré produzam seus próprios filmes de celular e /ou Zoom, a partir do eixo curatorial: Origens e novos caminhos.

O projeto está sendo realizado com recursos do edital de chamada emergencial de premiação financeira a festivais nº 04/2020 do Governo do Estado do Rio de Janeiro / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.

Serviço

Transmissão no YouTube

Data:  31/1/21. Domingo, 17h.

YouTube: Canal Museu da Maré.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X