13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo abre processo seletivo de co-curadoria

O IAB-SP, realizador da Bienal Internacional de Arquitetura, lança dia 26 de outubro, o concurso para o processo seletivo de co-curadoria da 13ª BIA, que acontecerá no ano de 2022. As informações completas estarão a partir do dia 26 de outubro no site e as propostas podem ser enviadas até 6 de dezembro. Precede o lançamento, a consulta pública do edital, que recebe sugestões via site (10 a 17 de outubro), e uma live, conduzida por Sabrina Fontenele e Karina de Souza, curadora residente e coordenadora da 13ª BIA respectivamente, para apresentar as proposições e esclarecer dúvidas dos interessados (19 de outubro, às 19h, acesso pelo canal youtube.com/iabsp).

Diante dos desafios impostos pela Covid-19, a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo traz como provocação central inicial a Reconstrução, um convite a um amplo debate, com reflexões e propostas que apontem para práticas sociais, arranjos espaciais e as possibilidades de (sobre)viver e transformar a realidade em áreas urbanas e rurais.

Para tanto, o Concurso de Co-Curadoria propõe para o desdobramento do conceito de Reconstrução cinco eixos norteadores: Democracia, Corpos, Memória, 

Informação e Ecologia. O evento deve, ainda, priorizar uma rede de equipamentos públicos e comunitários onde estão desenvolvidos projetos integrados de transformação urbana e ambiental em diálogo com as comunidades locais (Jardim Guarani, Jardim Pantanal, Parque Pinheirinho D’Água, Jardim Lapenna e Parque Novo Mundo) em parceria com o Pacto Pelas Cidades Justas (link: https://www.cidadesjustas.org.br); e, também, equipamentos culturais e espaços públicos no eixo da Avenida Paulista para abrigar exposições, debates e atividades que envolvam as populações na cidade.

Serviço

Consulta Pública do Edital: 10 a 17/10.

Live Consulta Pública: 19/10

Lançamento do Concurso: 26/10.

YouTube: Canal  IABSP

Site:www.bienaldearquitetura.org.br

Compartilhe!