"O objetivo era retratar as mulheres de uma forma diferente"

Nicole Kidman em foto do Calendário Pirelli (Créditos: Divulgação/ Peter Lindbergh)

 

Em 2016, o Calendário Pirelli está #nofilter (hashtag utilizada no Instagram para designar fotos que não tiveram as cores alteradas por filtros disponibilizados pela rede social). A nova edição do tradicional ensaio fotográfico, promovido pela marca de pneus italiana, aposta em uma beleza mais autêntica e menos idealizada ou manipulada. 

As modelos do Calendário são atrizes internacionais ultra reconhecidas: Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong'o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi.

O fotógrafo responsável pela proposta é o alemão Peter Lindbergh, que, em material institucional, explica: "Eu quis usar o calendário 2017 para defender um tipo diferente de beleza. O sistema atual, baseado no consumo, oferece um único tipo de beleza, demasiadamente ligado à ideia de juventude e de perfeição. Mas essa ideia de beleza não tem relação com a realidade e com as mulheres".

 

Uma Thurman  (Créditos: Divulgação/ Peter Lindbergh)

 

Juliane Moore  (Créditos: Divulgação/ Peter Lindbergh)

 

Robin Wright  (Créditos: Divulgação/ Peter Lindbergh)
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo