Artista questiona devoção à beleza na Semana de Moda de Londres

(Créditos: Divulgação)

 

Galeria Melissa Londres recebe The Salon, instalação de artista londrina Juno Calypso, que faz parte da programação oficial da Semana de Moda de Londres. 

A artista londrina convida o visitante a conhecer um salão de beleza habitado por clientes imaginários, com vídeo em 3D e temas como desejo, feminilidade e perfeição, dando um teaser do que será visto dentro da Galeria. 

Em The Salon, Calypso aborda assuntos como identidade, amor próprio e rituais de autoconhecimento a partir de esculturas, filmes, moda e tecnologia.

 

(Créditos: Divulgação)

 

No subsolo do espaço, por exemplo, uma luz vermelha reúne um grupo de figuras anônimas – exceto por uma réplica da própria artista - sentado em cadeiras, usando roupas idênticas e máscaras faciais luminosas que escondem suas identidades.

A seção enfatiza a forma como a indústria da beleza, muitas vezes, imita a ficção científica e, ao mesmo tempo, incentiva uma devoção à estética.

 

(Créditos: Divulgação)

 

“A ideia era que não ficasse claro para o público se essas figuras são reais ou não. Uma das imagens na sala, por exemplo, é uma réplica de mim mesma. Em minhas fotografias, sempre trabalhei sozinha e usei-me como assunto. Esta é a primeira vez que eu tenho um autorretrato explorado de forma 3D e a intenção é que o público realmente se sinta entrando em uma das minhas fotos”, explica Juno Calypso. 

 

A exposição fica em cartaz até 15 de abril, com entrada gratuita. Para maiores informações, acesse o site da Galeria.

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo