MAM lança agenda de cursos disponíveis no segundo semestre

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) lança sua agenda de cursos para o segundo semestre, abordando conhecimentos do mundo da arte em aulas oferecidas por um dos museus mais importantes do país. 

A programação inclui workshops de curta duração e também cursos que se estendem por 1 a 4 meses.

Entre os temas abordados estão fotografia, desenho, história da arte, criatividade e bordado, com professores e artistas reconhecidos em suas áreas de atuação. Confira a programação:

 

(Crédito: Divulgação/ Karina Bacci)

 

// Fotografia: técnicas, reflexões e diários

O fotógrafo e curador Marcelo Greco apresentará o workshop Diários Fotográficos: histórias pessoais em narrativas visuais nos dias 21, 22 e 28 de julho, com o objetivo apresentar possibilidades de uso da fotografia na concepção de diários pessoais. 

Também ministrará os cursos Fotografia Autoral I e II, ambos entre 15 de agosto e 28 de novembro, em que fará reflexões sobre o processo criativo de cada aluno, orientando para o desenvolvimento da percepção do olhar. 

Com aulas no ateliê e sessões em estúdio, o curso Luz marginal procura corpo vago com Gal Oppido promoverá 16 encontros com o fotógrafo, arquiteto, músico e desenhista para uma reflexão sobre a imagem estática em exercícios de percepção da luz, entre 13 de agosto e 26 de novembro.

Já entre os dias 23 e 26 de julho, a fotógrafa Karina Bacci promoverá Saídas fotográficas noturnas no Parque Ibirapuera, ensinando diferentes técnicas de composição, enquadramento, ângulos e luz.

Para os iniciantes, há duas opções de Cursos Básicos14 de agosto a 27 de novembro com Karina Bacci e Marcello Vitorino, abordando conceitos da linguagem fotográfica e aspectos técnicos como velocidade, abertura e profundidade de campo, em aulas teóricas e práticas. 

No Nível Intermediário, Marcello Vitorino dará ênfase ao desenvolvimento poético, ampliando a experiência dos alunos. As aulas acontecerão entre 17 de agosto e 14 de dezembro.

 

(Crédito:Divulgação/Vander Muniz)

 

// Bordado, desenho, escultura, imagem e identidade

Aproveitando o clima frio e o crescente interesse do público pelo bordado, o MAM oferecerá entre 16 de junho e 6 de agosto o curso Redoma de Inverno com o Clube do Bordado que ensinará 8 diferentes pontos do bordado livre e técnicas de finalização com a temática jardim de inverno. 

Já o pintor e desenhista Dudi Maia Rosa ministrará aulas de Desenho com Modelo Vivo entre 14 de agosto e 27 de novembro para incitar o debate sobre a produção dos participantes.

Os escultores-ceramistas Rogério Ratão e Eduardo Consonni ensinarão diferentes técnicas de modelagem em argila para a construção de esculturas no Ateliê livre de escultura autoral entre 15 de agosto e 28 de novembro. 

E para debater o poder da imagem na identidade, a filósofa Magnólia Costa falará sobre a consolidação da cultura da aparência, sua influência na percepção do mundo e na formação de valores nas aulas de Imagem e Identidade, entre os dias 9 de outubro e 27 de novembro.

 

(Crédito:Divulgação)

 

//Arte moderna, contemporânea, política e história da arte

O curso de Introdução à História da Arte com Felipe Martinez fará um breve panorama da arte ocidental, desde o Renascimento até o Neoclassicismo, por meio do estudo das ideias e das técnicas de artistas como Michelangelo, Rafael, Caravaggio e Rembrandt entre 22 de agosto e 24 de outubro.

Já a arte moderna será abordada no curso História da Arte Moderna, que estuda os movimentos artísticos da segunda metade do século XIX até meados do século XX, também com Felipe Martinez, de 13 de agosto a 15 de outubro.

Avançando um pouco mais na linha do tempo, o curso Arte Contemporânea com Pedro França fará um panorama de alguns debates importantes na produção artística atual, entre 11 de novembro e 15 de dezembro.

Com outro recorte dos dias de hoje, o curso Arte política com Magnólia Costa falará das manifestações políticas, artes e o cenário sociopolítico em que estão inseridas nos trabalhos de artistas como: Cildo Meireles, Ai Weiwei e do coletivo Guerrilla Girls. As aulas acontecerão entre 7 de agosto e 13 de novembro.

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo