Conheça o Smartify, o Shazam das Artes

(Créditos: Divulgação)

 

Você já foi ao museu, se deparou com uma obra que gostou, e quis saber mais sobre ela mas sem perguntar a um guia ou recorrer a catálogos? Saiba que este problema pode estar com os dias contados. É que foi lançado, neste mês, o aplicativo Smartify - uma espécie de Shazam (app que indentifica canções e artistas durante a reprodução de uma música) das artes.

+ Confira as fotos polaroid que Andy Warhol fez de famosos

app consegue identificar telas e esculturas em museus e mostrar ao usuário um resumo das principais informações de obra e autor. Isso só é possível porque ele soma tecnologia de reconhecimento de imagem e realidade aumentada para escanear a obra à conteúdo qualificado.

Primeiro, o usuário aponta a câmera para o quadro ou escultura e em seguida visualiza dados do autor, críticas, vídeos, e muito mais. Além disso, é possível salvar imagens e dados de cada obra no aplicativo, que é disponível para Android e IOS. 

 

Os museus parceiros do aplicativo e que podem ter suas obras identificadas são: Metropolitan Museum of Art (MET), Freer, National Portrait Gallery, Little Beaux-Arts, Museum of Contemporary Photography, The Met Cloisters, Spray Collection, Royal Academy of Arts, The Wallace Collection, National Gallery, entre outros que podem ser consultadas no site do Smartify. Em breve o Louvre, em Paris, também deve entrar no acervo do aplicativo. 

+ Somos todos MAM: Entenda o que está acontecendo

Infelizmente, nenhum museu brasileiro faz parte do alcance de escaneamento do aplicativo

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo