Da horta ao prato com Bela Gil e convidados no Sesc SP

A chef Bel Coelho é uma das atrações do Experimenta! no Sesc SP, em outubro (Créditos: Divulgação)

 

Que tal colocar todas essas possibilidades à prova no universo da alimentação? O modo como a alimentação influencia a nossa saúde é um dos seis principais eixos do Experimenta! – Comida, saúde e cultura, projeto que discute o universo da alimentação em todas as unidades do Sesc - na capital, interior e litoral - durante o mês de outubro. Serão realizadas oficinas, palestras, intervenções e vivências em alimentação.  Entre os convidados especiais estão a apresentadora Bela Gil, a chef Bel Coelho e o filósofo italiano Nicolas Perullo.

Já experimentou, por exemplo, ir à feira em busca de novas frutas, novas folhas? E plantar um pé de manjericão ou alecrim em casa? Que tal juntar esses ingredientes fresquinhos e resgatar uma receita da sua avó... e ainda reunir os amigos para almoçar?

DESTAQUES

Festival O Gosto - Sesc Pinheiros
A formação do gosto e do paladar, além de nossas raízes culinárias e agrícolas, ganham
debate neste festival que acontece dias 20, 21 e 22/10. A partir de uma perspectiva
holística – gastronomia, arte, literatura e filosofia –, pesquisadores irão refletir sobre  alimento e a forma como nos alimentamos. Entre os convidados, destaque para o
filósofo italiano Nicolas Perullo.

Quem escolhe o que você come? - Sesc Bauru
No dia 20/10, a chef e apresentadora Bela Gil se junta à jornalista Helena Jacob em uma
conversasobre a influência da mídia nas escolhas alimentares da população e nas dietas
da moda. Elas também vão refletir sobre como a “gourmetização” afeta o conceito de
alimentação saudável.

A Banana - Food Show - Sesc Carmo
No dia 4/10, a chef Bel Coelho apresenta uma versão de uma tradicional
receitabrasileira com base em ingredientes típicos. Na ocasião, elafala sobre suas
pesquisas em gastronomia e sobre os caminhos para uma alimentação consciente e
saudável. Haverá degustação do prato preparado.

 

Bela Gil vai falar sobre a influência da mídia nas escolhas alimentares (Créditos: Divulgação)

 

[COMER É CULTURA]

- Cozinha Inzoneira, no Sesc Ipiranga - 11, 14, 18, 20 e 25/10

As origens da cozinha caipira, difundida pelos bandeirantes e tropeiros, com forte influência das culturas indígenas e, posteriormente, de outras tradições gastronômicas serão o tema desse ciclo de debates.

- Arroz do “A ao Z”, no Sesc Taubaté - 17 a 29/10

O arroz, em toda sua versatilidade, é uma das bases da alimentação brasileira. De origem asiática, a planta Oryza sativa chegou ao Vale do Paraíba, se estabeleceu e hoje tem papel de destaque na cultura local.

- Comendo Comida, Comendo Cultura, no Sesc Jundiaí (13/10) e Presidente Prudente (28/10)

Muito além dos nutrientes, a forma como nos alimentamos pode ser analisada a partir de uma perspectiva interdisciplinar que remete à antropologia, sociologia, filosofia e tantas outras disciplinas.

 

[A SAÚDE ESTÁ NA MESA]

Quem Escolhe o que Você Come? - Sesc Bauru (20/10)
Qual o impacto da mídia e como a “gourmetização” influencia a maneira como nos alimentamos? A chef de cozinha e apresentadora Bela Gil conversa com a jornalista Helena Jacob sobre os entraves à alimentação saudável.  

Alimentação e Publicidade: Influência da Mídia Sobre o Hábito Alimentar - Sesc Ribeirão Preto (17/10)
O quanto a publicidade afasta as pessoas de uma alimentação saudável ao promover produtos ultraprocessados? Uma roda de conversa, com a jornalista Francine Lima e a nutricionista Rosa Garcia, debaterá essas questões.  

Alimentação Saudável: Você Sabe o Que Comer? - Sesc 24 de Maio (19/10)
O que é uma alimentação adequada? A nutricionista Camila Borges apresentará O Guia Alimentar para a População Brasileira, que reúne diretrizes e recomendações para uma alimentação saudável, respeitando nossa tradição culinária.  

Nutrição Esportiva e Marketing de Suplementos Nutricionais - Sesc Interlagos (07/10)
O imediatismo e a busca pelo corpo “perfeito” financiam um milionário mercado de suplementos esportivos. Mas eles são necessários em uma alimentação saudável? A especialista em Nutrição no Esporte, Tânia Rodrigues, responderá essa questão.

 

[COZINHAR É PRECISO]

Compartilhando o Pão - Sesc Santana (04 a 27/10)
O pão é sinônimo de comida, um alimento repleto de simbologias. Nesta série de oficinas, alguns dos melhores padeiros da cidade irão compartilhar receitas e conhecimento com o público.  

Saberes Tradicionais, Sabores do Dia a Dia - Sesc Carmo (02 a 26/10)
As atividades se inspiram na banana, quiabo, costelinha, guaraná da Amazônia, frutas nativas da Mata Atlântica e na obra de Luís da Câmara Cascudo. O preparo dos alimentos, afinal, carrega em si histórias, memórias e tradições.

Prato Firmeza: Comida, Território e Afeto - Sesc Campo Limpo (19 e 20/10)
Tem comida boa na quebrada e quem mostra o caminho são os estudantes da Escola de Jornalismo Énois, idealizadores do guia Prato Firmeza: O guia Gastronômico das Quebradas.

Experimenta: Sabores de Piracicaba - Sesc Piracicaba (24/10)
A culinária piracicabana, com seus sabores e aromas, será o tema de um jantar sensorial.

 

[SE ESTÁ NA ÉPOCA, TEM FEIRA]

Durante o mês de outubro, serão 15 feiras Orgânicas e Agroecológicas nas unidades!
A feira é local de encontro, de variedade e dos produtos da estação. Comprar diretamente do produtor é fundamental para fortalecer a agricultura familiar, além de ser mais saudável e econômico para quem consome. Nesta edição do Experimenta! teremos 15 férias orgânicas e agroecológicas em diversas unidades do Sesc. Confira algumas:

Feirinha de Alimentos Agroecológicos - Sesc Rio Preto (08, 15, 22 e 29/10)
A agricultura agroecológica é uma aliada importante na preservação ambiental e produz alimentos livres de pesticidas e outros agrotóxicos. Participantes poderão comprar alimentos diretamente de quem produz.

VI Feira Agroecológica e Cultural – Rasgada de Sabores - Sesc Sorocaba (29/10)
Além de aproximar produtor do consumidor, a feira promove o contato com a natureza através do alimento. É também uma oportunidade de levar para casa produtos saudáveis, de cultivo agroecológico.

Feira de Produtores de Alimentos Orgânicos - Sesc Santo André (21/10)
A feira de produtores encurta o percurso do alimento que vai do campo à mesa, sem intermediários, além da chance de conhecer quem produz nossa comida. Durante a feria haverá um bate-papo com o Grupo Quintal Orgânico e agricultores da região.

 

[AQUI SE PLANTA, AQUI SE COME DIVERSIDADE]

- Comer é Panc, Sesc Pompeia (05/10 a 1/11)
As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) fazem parte de um universo de vegetais praticamente desconhecido. As atividades desse projeto vão apresentar, ensinar como cultivar e preparar variedades diferentes de plantas.
 

- Cheiro de Mato, Gosto de Fato - Sesc Interlagos (28 e 29/10)
A arte pode ser um veículo para apresentar nosso sistema alimentar e falar da importância de consumir alimentos locais. Conduzido pelo artista Jorge Menna Barreto, esse projeto interliga bate-papos, oficinas, feira e exposição.

- Mini Horta Agroecológica - Sesc Bom Retiro (22/10)
Pequenos espaços não são empecilho para o cultivo de plantas. Agricultores irão ensinar a montar uma horta em miniatura com respeito ao cultivo em biodiversidade, cobertura vegetal (serapilheira) e controle biológico de pragas.
 

- Bate-papos – Vila Ambiental - Sesc Vila Mariana (28 e 29/10)
Dez agricultores irão vender alimentos e participar de discussões sobre o cultivo sustentável e a importância de fortalecer a relação produtor-consumidor. Os biomas brasileiros e as frutas da Mata Atlântica serão temas de mesas-redondas.

 

[CONEXÃO COMIDA]

Seminário – Desperdício de Alimentos e Desafios Nutricionais: Conflitos da Modernidade - Sesc Santos (25 e 26/10)
A perda e o desperdício ao longo da cadeia produtiva de alimentos ameaçam nossa segurança alimentar, com reflexos graves na economia e no ambiente. O seminário também discutirá saídas para a combater a desnutrição e a obesidade.
 

Temos Fome de Quê? - Sesc Itaquera (04/10)
Na abertura da exposição Planeta Faminto, um bate-papo discutirá a diversidade alimentar, o acesso à uma alimentação adequada e como nossas escolhas impactam em nossa saúde e na saúde do Planeta.
 

Sabores que Nascem - Sesc Consolação (18, 21 e 25/10)
Biomas brasileiras, agricultura agroflorestal, a cozinha caipira, além da responsabilidade que tomos temos como consumidores serão temas debatidos em uma série de encontros.
 

Comer pra Quê? - Sesc Santos (19/10), Santo André (17/10) e Centro de Pesquisa e Formação (19/10)
Por falta de tempo ou questões socioeconômicas, muitos jovens se alimentam mal. Para mudar essa realidade, foi criado o Movimento Comer pra Quê?, projeto que discute o alimento e suas inúmeras implicações culturais.

Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo