5 teatros "escondidos" por São Paulo que você precisa conhecer

São Paulo é a cidade brasileira com maior número de teatros, porém alguns espaços não são tão conhecidos pelo grande público. Fugindo da rota das grandes e reconhecidas casas de espetáculos, O Beijo reuniu 5 lugares da capital que produzem teatro de qualidade, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção.

Indo do centro a bairros mais periféricos, selecionamos teatros que devem entrar na lista de qualquer bom admirador dessa arte. Confira:

 

Teatro Garagem

Rua Silveira Rodrigues, 331 A - Vila Romana

(Créditos: Divulgação)

Construído na antiga casa da atriz Anette Naiman, o espaço nasceu de sua necessidade de criar livremente. A artista transformou sua garagem em um teatro, para aproximadamente 30 pessoas, onde pôde experimentar todas as faces de sua arte. O lugar disponibiliza salas para locações, nas quais acontecem filmagens, ensaios, exposições, shows e, claro, espetáculos. A último peça que ocupou o cantinho de Naiman foi O Bote da Loba, que mostrava a relação entre uma taróloga e sua cliente, discutindo o fato do prazer feminino ainda ser tabu.

 

Teatro Paidéia

Rua Darwin, 153 - Jardim Santo Amaro

(Créditos: Ana Paula Alves)

Em 2006, um antigo pátio de coleta de lixo se transformou na sede da Cia. Paidéia de Teatro, espaço de produção artística focado na formação de crianças e jovens. Com salas para peças de teatro, exibições de filmes e danças, o lugar ainda conta com um café bem charmoso, uma biblioteca e um enorme jardim.

 

Club Noir

Rua Augusta, 331 - Consolação

(Créditos: Divulgação)

Oferecendo oficinas de interpretação, cursos de teatro, espetáculos e shows, o espaço fundado em 2008 por Roberto Alvim e Juliana Galdi dedica grande parte de seu trabalho à exploração da dramaturgia contemporânea. 

 

Teatro Viradalata

Rua Apinajés, 1387 - Sumaré

(Créditos: Divulgação)

O teatro foi fundado em 2005 pela premiada atriz Alexandra Golik e propõe duas maneiras de utilização do palco. A plateia pode se acomodar tanto nas poltronas, ao estilo palco italiano, como nas mesas de bar que são disponibilizadas do outro lado do palco. Com quitutes e drinks, o público encontra no espaço o lugar ideal para curtir uma boa peça da maneira mais confortável.

 

Teatro do Sol

Rua Damiana da Cunha, 413 - Santa Teresinha

(Créditos: Reprodução/  Facebook)

Sede do Grupo Gattu, o teatro foi criado há 16 anos pela atriz e diretora Eloisa Vitz. O espaço promove espetáculos baseados na pesquisa de uma linguagem estética autêntica e que associa o teatro às artes visuais. Durante os 16 anos de histórias, o lugar já ofereceu aulas de esgrima, yoga, técnica vocal e dança.

Veja mais
Comentários
Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake Museu de Arte Moderna de São Paulo